Beijing, 2 set (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se em Beijing com o presidente uzbeque, Shavkat Mirziyoyev, nesta terça-feira.
Mirziyoyev está na China para a Cúpula 2025 da Organização de Cooperação de Shanghai, bem como as comemorações que marcam o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial.
A China apoia o Uzbequistão na salvaguarda de sua soberania, segurança e interesses de desenvolvimento, disse Xi.
A China está pronta para trabalhar com o Uzbequistão para acelerar o alinhamento das estratégias de desenvolvimento, avançar na construção do projeto ferroviário China-Quirguistão-Uzbequistão e fortalecer a cooperação em pesquisa científica conjunta, energia verde, assistência médica e de saúde, gestão de emergências, inteligência artificial, redução da pobreza e outros campos, além de expandir os intercâmbios culturais, educacionais, turísticos e locais, observou Xi.
Ambos os lados devem fazer bom uso do mecanismo de cooperação em aplicação da lei e segurança entre China e Uzbequistão, para combater conjuntamente as "três forças malignas" do terrorismo, extremismo e separatismo, e para enfrentar os riscos e desafios de segurança, disse Xi.
Xi enfatizou que a China e o Uzbequistão devem defender firmemente o sistema internacional com as Nações Unidas em seu núcleo, praticar o verdadeiro multilateralismo, implementar conjuntamente a Iniciativa de Governança Global (IGG), defender os resultados da vitória na Segunda Guerra Mundial e salvaguardar a paz e a tranquilidade duramente conquistadas.
Mirziyoyev disse que o Uzbequistão aprecia o valioso apoio de longo prazo da China ao seu desenvolvimento econômico e social e à melhoria das condições de vida da população, observando que o Uzbequistão está disposto a trabalhar com a China para promover ainda mais o desenvolvimento da parceria estratégica abrangente sob todas as condições para uma nova era.
O Uzbequistão apoia totalmente a IGG proposta pelo presidente Xi Jinping, disse Mirziyoyev, acrescentando que essa iniciativa está alinhada com as necessidades da governança global e incorpora uma visão estratégica profunda.
O Uzbequistão está disposto a trabalhar com a China para implementar conjuntamente essa iniciativa e promover a ordem internacional rumo a uma direção mais justa e equitativa, disse Mirziyoyev.
Após a reunião, os dois chefes de Estado testemunharam a troca de vários documentos de cooperação bilateral em áreas como alinhamento de estratégias de desenvolvimento, estabelecimento mútuo de centros culturais e serviços médicos.
As duas partes também assinaram documentos de cooperação em áreas como cooperação econômica e tecnológica, economia digital, regulamentação de mercado, aeroespaço e alfândega.
