Artista realiza troca de máscaras da Ópera de Sichuan em um evento em comemoração ao Ano Novo Chinês em Pretória, África do Sul, em 13 de fevereiro de 2026. (Xinhua/Chen Wei)
Por Bai Ge e Hang Zebo
Joanesburgo, 14 fev (Xinhua) -- Com a chegada da Festa da Primavera Chinesa, centenas de pessoas se reuniram em Pretória, capital administrativa da África do Sul, para vivenciar de perto as tradições do Ano Novo Chinês. Artistas da província de Sichuan, na China, trouxeram apresentações deslumbrantes e o espírito festivo para o público local.
O evento, com o tema "Feliz Ano Novo Chinês", foi organizado em conjunto pelo Ministério da Cultura e Turismo da China e pela Embaixada da China na África do Sul, no Teatro Estatal Sul-Africano.
Assim que as cortinas se abriram, artistas sul-africanos subiram ao palco com o grupo Viva South África, dando vida ao salão com ritmo e cor. Usando trajes tradicionais zulu, xhosa e sotho, eles dançaram ao ritmo pulsante da música, arrancando aplausos estrondosos da plateia.
Após a apresentação, artistas convidados do Grupo de Artes Cênicas de Sichuan encantaram o público com um espetáculo de tradições locais.
Conjuntos instrumentais, danças étnicas yi e qiang, acrobacias e mágica se desenrolaram com perfeição no palco, acompanhados por impressionantes marionetes de madeira do norte de Sichuan. O ponto alto foi a icônica ópera da troca de rostos, cujas transformações em frações de segundo arrancaram suspiros e aplausos da plateia.
Com seus figurinos coloridos, ritmos dinâmicos e performances expressivas, o espetáculo cativou o público local, com muitos deles assistindo a essas comemorações pela primeira vez. Leah Koloane, 38 anos, de Joanesburgo, viajou até Pretória com seus três filhos para ver o espetáculo. Ela disse que a apresentação de troca de rostos da Ópera de Sichuan a deixou maravilhada.
"Foi inacreditável", disse ela. "Observei atentamente e, em um piscar de olhos, o rosto mudou. Foi absolutamente mágico!".
Vivenciando a cultura chinesa de perto pela primeira vez, Koloane disse que a apresentação foi incrível. Comparada com a energia e a vivacidade da cultura sul-africana, ela sentiu que as artes de Sichuan eram mais sutis e profundas.
A empolgação de Koloane foi compartilhada por Nomcebo Moyo, também de Joanesburgo. "Foi a primeira vez que assisti a uma apresentação cultural chinesa", disse ela. "Adorei as cores e os movimentos das danças étnicas. Foi deslumbrante".
Para Mei Lin, artista de troca de rostos da Ópera de Sichuan, o espetáculo teve um significado único. Ela disse que era uma honra apresentar as artes tradicionais chinesas às comunidades chinesas no exterior e ao público sul-africano. "A apresentação é uma ponte para o intercâmbio cultural entre a China e a África, e tenho orgulho de fazer parte dessa ponte", disse ela.
Além das apresentações, estandes de exposição exibiam tecnologia chinesa, incluindo drones e smartphones, além da cultura tradicional, como chá, caligrafia e recorte de papel.
Do lado de fora do teatro, os modelos mais recentes de diversas montadoras chinesas também atraíram multidões, com centenas de visitantes parando para tirar fotos e observar os veículos de perto. Muitos participantes disseram que o evento não apenas os entreteve, mas também aprofundou sua compreensão da China.
"Quero participar de mais eventos como este para que meus filhos aprendam mais sobre a China", disse Koloane.
Este ano, a Festa da Primavera da China cai em 17 de fevereiro, marcando o início do Ano do Cavalo.
Em seu discurso no evento, o embaixador chinês na África do Sul, Wu Peng, disse que a Festa da Primavera é o evento tradicional mais importante da China. Ele disse que ela representa renovação, reunião e prosperidade, e reflete as esperanças do povo chinês por harmonia familiar e um melhor futuro compartilhado.
Observando que 2026 é o primeiro ano do 15º Plano Quinquenal para o desenvolvimento econômico e social da China e também o Ano de Intercâmbio Interpessoal China-África, Wu disse: "A China, juntamente com a África do Sul, está pronta para fortalecer as bases da cooperação, fortalecer o entendimento mútuo entre nossos povos e trabalhar conjuntamente em prol da modernização para construir um futuro ainda mais brilhante para as relações China-África do Sul".
Nomalungelo Gina, vice-ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, estendeu as saudações ao povo chinês e reafirmou o compromisso de aprofundar ainda mais o intercâmbio interpessoal e fortalecer a longa amizade entre os dois países.
"Ao comemorarmos o Ano do Cavalo, símbolo de independência, liderança e sucesso, estou confiante de que essas qualidades continuarão se refletindo na relação em constante evolução entre a África do Sul e a China", disse ela.

O embaixador chinês na África do Sul, Wu Peng, discursa durante um evento comemorativo do Ano Novo Chinês em Pretória, África do Sul, em 13 de fevereiro de 2026. (Xinhua/Chen Wei)

Nomalungelo Gina, vice-ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, discursa durante um evento comemorativo do Ano Novo Chinês em Pretória, África do Sul, em 13 de fevereiro de 2026. (Xinhua/Chen Wei)

Pessoas assistem a uma apresentação durante um evento comemorativo do Ano Novo Chinês em Pretória, África do Sul, em 13 de fevereiro de 2026. (Xinhua/Chen Wei)


