Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Xi pede reforço da confiança política mútua e da cooperação entre China, Rússia e Mongólia

3 de setembro de 20252 min de leitura
Xi pede reforço da confiança política mútua e da cooperação entre China, Rússia e Mongólia

Beijing, 2 set (Xinhua) -- O presidente chinês Xi Jinping pediu nesta terça-feira a consolidação da confiança política mútua e o aprofundamento da cooperação mutuamente benéfica entre a China, a Rússia e a Mongólia.

Xi fez essas declarações durante uma reunião trilateral com o presidente russo Vladimir Putin e o presidente mongol Ukhnaa Khurelsukh. A reunião foi a sétima desse tipo entre os chefes dos três Estados.

Xi exortou os três países a consolidarem a confiança política mútua, reforçarem a solidariedade e a coordenação, intensificarem o apoio mútuo, respeitarem os interesses fundamentais e as principais preocupações uns dos outros e servirem como âncoras estratégicas firmes para o seu respectivo desenvolvimento e revitalização.

Os três países devem aprofundar a cooperação mutuamente benéfica, promover projetos transfronteiriços de infraestrutura e energia, melhorar o alinhamento das estratégias de desenvolvimento, expandir a escala de liquidação em moedas locais e fortalecer a cooperação em turismo e conservação do patrimônio cultural, disse Xi.

Xi também pediu o reforço da colaboração no âmbito da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS), aproveitando as várias plataformas e centros criados durante a Cúpula da OCS em Tianjin para buscar uma cooperação mais ampla.

Putin disse que aumentar a confiança política mútua é muito importante, o que é propício para consolidar a base das relações trilaterais.

Os três lados devem alinhar estreitamente suas estratégias de desenvolvimento, melhorar a conectividade, expandir a escala do comércio e dos investimentos e aprofundar a cooperação e os intercâmbios nas áreas de finanças, energia, economia digital, educação, proteção ambiental, turismo e outros campos, a fim de impulsionar o desenvolvimento econômico, promover a integração econômica regional e fortalecer os laços entre os povos, afirmou Putin.

Khurelsukh expressou a dedicação da Mongólia em avançar com a construção do Corredor Econômico China-Mongólia-Rússia, reforçar os intercâmbios culturais e interpessoais e promover o desenvolvimento e a prosperidade regionais.

Este ano marca o 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Grande Guerra Patriótica da União Soviética. Os povos da Mongólia, China e Rússia devem comemorar conjuntamente esta ocasião histórica e levar adiante a visão correta da história da Segunda Guerra Mundial, disse Khurelsukh.