Kunming, 6 set (Xinhua) -- Os valores comuns da humanidade, incluindo paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade, representam a base comum que une as pessoas de todos os países e orienta o progresso da civilização humana, de acordo com um relatório do think tank divulgado no sábado.
O relatório, intitulado "Respondendo às perguntas do nosso tempo: o significado global e o valor prático dos bens intelectuais públicos da China", foi divulgado pelo Instituto Xinhua, um think tank afiliado à Agência de Notícias Xinhua.
O relatório disse que, embora o desenvolvimento econômico e o progresso tecnológico avancem rapidamente, conflitos de valores, dilemas éticos e até crises de crença estão se intensificando, tornando-se questões prementes para muitos países. Uma questão-chave da nossa era é como identificar valores que podem construir consenso, guiar o progresso da civilização humana e responder às questões fundamentais relacionadas ao futuro da humanidade.
De acordo com o relatório, no debate geral da 70ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015, o principal líder chinês disse que a paz, o desenvolvimento, a equidade, a justiça, a democracia e a liberdade são os valores humanos compartilhados e os objetivos elevados das Nações Unidas.
Esse resumo profundo transcende as diferenças de ideologia, sistemas sociais e estágios de desenvolvimento, condensando o maior denominador comum possível de valores reconhecidos por pessoas em todo o mundo, disse o relatório.
Esse conceito integra a sabedoria tradicional da civilização chinesa, como "busca do bem comum para todos" e "harmonia na diversidade". Ele toma a paz como base, defendendo o diálogo e a cooperação para eliminar conflitos e construir uma coexistência harmoniosa. Ele destaca o desenvolvimento como o impulsionador, enfatizando os esforços conjuntos para alcançar a prosperidade social.
Também vê a equidade e a justiça como imperativos, esforçando-se para eliminar a desigualdade e realizar o ideal de "grande harmonia"; e democracia e liberdade como princípios, salvaguardando a participação das pessoas na sociedade e seu direito de buscar o desenvolvimento geral, de acordo com o relatório.
Os valores comuns da humanidade não estão centrados em uma única cultura ou ideologia, mas abordam os desafios compartilhados da sobrevivência e do desenvolvimento humanos, buscando o mais amplo terreno comum em diversos contextos sociais.
Eles articulam paz e desenvolvimento como valores em nível nacional, equidade e justiça como valores em nível social e democracia e liberdade como valores em nível individual, com todos os três níveis organicamente interconectados.
Os valores comuns da humanidade estabelecem uma base para o desenvolvimento comum de países e povos em todas as regiões, sistemas, crenças e culturas, estabelecendo uma estrutura básica de valores para a interação universal, disse o relatório.