Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Relatório da Microsoft destaca papel da DeepSeek na promoção da adoção de IA nos países em desenvolvimento

13 de janeiro de 20263 min de leitura
Compartilhe

Beijing, 13 jan (Xinhua) -- DeepSeek, uma startup de tecnologia chinesa de inteligência artificial (IA), tem ganhado terreno em muitos países em desenvolvimento, numa tendência que poderá reduzir a diferença na adoção de inteligência artificial em relação às economias avançadas, segundo um relatório da Microsoft.

No relatório divulgado recentemente, pesquisadores da Microsoft afirmaram que a adoção global de ferramentas de IA generativa atingiu 16,3% da população mundial nos três meses até dezembro, acima dos 15,1% nos três meses anteriores.

A DeepSeek, fundada em 2023, ganhou notoriedade internacional após o lançamento do seu modelo avançado R1, reconhecido pela sua eficiência. A contribuição científica da empresa também foi destacada em publicações acadêmicas de renome, refletindo os avanços contínuos da China no campo da inovação tecnológica.

Um dos fatores apontados para a ampla aceitação da DeepSeek em várias regiões é o seu modelo de negócio acessível, que oferece um chatbot gratuito na web e no celular e também deu aos programadores acesso global para modificar e construir a partir do seu motor central. A ausência de taxas de inscrição "reduziu a barreira para milhões de utilizadores, especialmente em regiões sensíveis ao preço", afirmou o relatório da Microsoft.

"Esta combinação de abertura e acessibilidade permitiu à DeepSeek ganhar tração em mercados subatendidos por plataformas de IA ocidentais", acrescentou o relatório.

A quota de mercado da DeepSeek na China foi de 89%, estimou o relatório. Seguem-se Belarus, com 56%, e Cuba, com 49%, ambas também com baixa adoção de IA de forma mais ampla. Na Rússia, a sua quota de mercado era de cerca de 43%.

Em muitos países africanos, incluindo Etiópia, Zimbábue, Uganda e Níger, a quota de mercado da DeepSeek situou-se entre 11% e 14%.

Segundo especialistas do setor, como uma das principais forças motrizes da nova revolução científica e tecnológica, a inteligência artificial (IA) vem transformando profundamente a estrutura da economia global e redefinindo o cenário competitivo mundial. A cadeia industrial completa do setor de IA está se consolidando e se expandindo rapidamente, e, especialmente em diversos setores, os cenários de aplicação vêm registrando resultados cada vez mais expressivos: no setor automotivo, montadoras integram sistemas de direção inteligente; pesquisadores desenvolveram um robô agrícola de última geração, equipado com percepção de visão 3D, navegação autônoma, tomada de decisão baseada em nuvem e aprendizado profundo de IA; a IA também tem sido amplamente aplicada no monitoramento de aves em reservas naturais, fornecendo dados precisos e confiáveis para aprimorar a gestão ambiental.