Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Feira de templo em Uganda celebra intercâmbios interpessoais antes do Ano Novo Chinês

11 de fevereiro de 20265 min de leitura
Compartilhe
Feira de templo em Uganda celebra intercâmbios interpessoais antes do Ano Novo Chinês

Artistas ugandeses se apresentam durante uma feira em um templo para lançar o Ano de Intercâmbio Interpessoal China-Uganda e celebrar o Ano Novo Chinês, também conhecido como Festa da Primavera. Uganda lançou o Ano de Intercâmbio Interpessoal China-Uganda no domingo, na capital, Campala, durante uma feira em um templo realizada para celebrar o Ano Novo Chinês, também conhecido como Festa da Primavera. (Foto de Hajarah Nalwadda/Xinhua)

Campala, 8 fev (Xinhua) -- Uganda lançou o Ano de Intercâmbio Interpessoal China-Uganda neste domingo, na capital Campala, durante uma feira em um templo realizada para celebrar o Ano Novo Chinês, também conhecido como Festa da Primavera.

A vice-presidente de Uganda, Jessica Alupo, convidada de honra do evento, lançou oficialmente a iniciativa após visitar estandes de exposição que apresentavam produtos e serviços chineses e ugandenses, incluindo maquinário pesado, culinária tradicional e ofertas turísticas. O evento também contou com danças do leão e apresentações culturais que combinavam elementos chineses e ugandenses.

Alupo disse que a cooperação China-Uganda tem gerado benefícios mútuos, elogiando o apoio da China no desenvolvimento de infraestrutura, bolsas de estudo e programas de capacitação.

Ela disse que o intercâmbio interpessoal forma a base mais sólida para parcerias duradouras, observando que a África e a China designaram 2026 como o Ano de Intercâmbio Interpessoal China-África.

"O Ano do Cavalo simboliza ação e movimento, independência e liberdade, energia, resiliência e conexão social. Portanto, ao celebrarmos esta ocasião próspera, quero reafirmar o compromisso de Uganda em fortalecer ainda mais as relações com a China", disse Alupo.

Fan Xuecheng, encarregado de negócios da Embaixada da China em Uganda, disse que a Festa da Primavera é o evento tradicional mais importante para o povo chinês e que comemorações como a feira do templo refletem a natureza centrada nas pessoas da cooperação China-Uganda.

"China e Uganda estão em um estágio importante de desenvolvimento e revitalização. O futuro que buscamos é de paz, prosperidade e dignidade compartilhada. Vamos aproveitar a oportunidade do Ano das Relações Interpessoais China-Uganda para fortalecer a amizade, aumentar a cooperação e construir confiança genuína", disse Fan.

A Festa da Primavera da China será comemorada em 17 de fevereiro deste ano, marcando o início do Ano do Cavalo. O cavalo é o sétimo animal no ciclo de 12 anos do zodíaco chinês. As comemorações foram organizadas em conjunto pela Embaixada da China em Uganda, pela Câmara de Comércio Chinesa e pela União Chinesa em Uganda.

Os expositores disseram que o evento destacou o crescente interesse pela cultura chinesa entre os ugandeses. Zhang Yiwen, gerente do Hotel Ganghua, disse que muitos moradores locais visitaram o estande para provar pratos chineses, descrevendo o entusiasmo como um sinal do fortalecimento dos laços interpessoais.

O evento também contou com apresentações de artistas chineses e ugandeses. O Conjunto Mizizi exibiu a diversidade cultural de Uganda por meio de danças tradicionais, enquanto um grupo artístico da China apresentou a Ópera Wuju, também conhecida como Ópera Jinhua, uma forma teatral regional tradicional com mais de 400 anos de história, popular na província chinesa de Zhejiang.

Artistas ugandeses se apresentam durante uma feira em um templo para marcar o lançamento do Ano de Intercâmbio Interpessoal China-Uganda e celebrar o Ano Novo Chinês, em Campala, Uganda, em 8 de fevereiro de 2026. Uganda lançou o Ano de Intercâmbio Interpessoal China-Uganda no domingo, na capital, Campala, durante uma feira em um templo realizada para celebrar o Ano Novo Chinês, também conhecido como Festa da Primavera. (Foto de Hajarah Nalwadda/Xinhua)

Artistas ugandeses se apresentam durante uma feira em um templo para marcar o lançamento do Ano de Intercâmbio Interpessoal China-Uganda e celebrar o Ano Novo Chinês, em Campala, Uganda, em 8 de fevereiro de 2026. Uganda lançou o Ano de Intercâmbio Interpessoal China-Uganda no domingo, na capital, Campala, durante uma feira em um templo realizada para celebrar o Ano Novo Chinês, também conhecido como Festa da Primavera. (Foto de Hajarah Nalwadda/Xinhua)

Artista chinesa apresenta uma ópera tradicional chinesa durante uma feira em um templo para marcar o lançamento do Ano de Intercâmbio Interpessoal China-Uganda e celebrar o Ano Novo Chinês em Campala, Uganda, em 8 de fevereiro de 2026. Uganda lançou o Ano de Intercâmbio Interpessoal China-Uganda no domingo, na capital, Campala, durante uma feira em um templo realizada para celebrar o Ano Novo Chinês, também conhecido como Festa da Primavera. (Foto de Hajarah Nalwadda/Xinhua)

A vice-presidente de Uganda, Jessica Alupo, assina pintura de cavalo durante uma feira em um templo para marcar o lançamento do Ano de Intercâmbio Interpessoal China-Uganda e celebrar o Ano Novo Chinês em Campala, Uganda, em 8 de fevereiro de 2026. Uganda lançou o Ano de Intercâmbio Interpessoal China-Uganda no domingo, na capital, Campala, durante uma feira em um templo realizada para celebrar o Ano Novo Chinês, também conhecido como Festa da Primavera. (Foto de Hajarah Nalwadda/Xinhua)

Pessoas filmam fogos de artifício com celulares durante uma feira em um templo para marcar o lançamento do Ano de Intercâmbio Interpessoal China-Uganda e celebrar o Ano Novo Chinês em Campala, Uganda, em 8 de fevereiro de 2026. Uganda lançou o Ano de Intercâmbio Interpessoal China-Uganda no domingo, na capital, Campala, durante uma feira em um templo realizada para celebrar o Ano Novo Chinês, também conhecido como Festa da Primavera. (Foto de Hajarah Nalwadda/Xinhua)