Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Quênia lança programa de treinamento para professores locais de língua chinesa

3 de dezembro de 20254 min de leitura
Quênia lança programa de treinamento para professores locais de língua chinesa

Carol Wangui Hunja, secretária de ensino superior e pesquisa do Ministério da Educação do Quênia, discursa na cerimônia de lançamento de um programa de treinamento para professores locais de língua chinesa em Nairóbi, Quênia, em 30 de novembro de 2025. Um programa de treinamento para professores locais de língua chinesa foi lançado em Nairóbi, capital do Quênia, no domingo, como parte dos esforços para promover os laços culturais sino-quenianos. Autoridades governamentais, professores e estudantes da China e do Quênia participaram do treinamento de três dias para 170 estudantes, organizado pelo Centro de Educação e Cooperação Linguística (CLEC, na sigla em inglês) do Ministério da Educação da China, pela Universidade Normal de Tianjin e pelo Instituto Confúcio da Universidade de Nairóbi. (Xinhua/Yang Guang)

Nairóbi, 30 nov (Xinhua) -- Um programa de treinamento para professores de língua chinesa foi lançado em Nairóbi, capital do Quênia, no domingo, como parte dos esforços para promover os laços culturais sino-quenianos.

Autoridades governamentais, professores e estudantes da China e do Quênia participaram do treinamento de três dias para 170 estudantes, organizado pelo Centro de Educação e Cooperação Linguística (CLEC, na sigla em inglês) do Ministério da Educação da China, pela Universidade Normal de Tianjin e pelo Instituto Confúcio da Universidade de Nairóbi.

Carol Wangui Hunja, secretária de ensino superior e pesquisa do Ministério da Educação do Quênia, disse que o programa de treinamento visa apoiar os esforços do país da África Oriental para expandir o ensino da língua chinesa no currículo escolar.

A crescente presença da língua chinesa no Quênia permitirá que os cidadãos encontrem emprego em várias partes do mundo onde o idioma é falado, acrescentou Hunja.

Yu Yunfeng, diretor-geral do CLEC, disse que o desenvolvimento do ensino da língua chinesa no Quênia foi possível graças à atenção de alto nível de ambos os governos, além do forte apoio de todos os setores na China e no Quênia.

Ele disse que os professores locais de língua chinesa são a força mais essencial e decisiva por trás desse progresso, dadas suas habilidades pedagógicas, fluência cultural e compreensão das necessidades dos estudantes quenianos.

"Acredito que a língua chinesa desempenhará um papel cada vez mais importante no avanço das relações bilaterais e na construção da comunidade China-Quênia com futuro compartilhado para a nova era", disse Yu.

Margaret Jesang Hutchinson, vice-reitora interina da Universidade de Nairóbi, incentivou os estudantes a aproveitarem ao máximo a oportunidade e aprimorarem suas habilidades.

Espera-se que o treinamento forme professores locais de chinês que servirão às escolas quenianas, atuarão como embaixadores da amizade entre Quênia e China e terão impactos positivos em diversos setores da sociedade, disse ela.

Yu Yunfeng, diretor-geral do Centro de Educação e Cooperação Linguística (CLEC, na sigla em inglês) do Ministério da Educação da China, discursa na cerimônia de lançamento de um programa de treinamento para professores locais de língua chinesa em Nairóbi, Quênia, em 30 de novembro de 2025. Um programa de treinamento para professores locais de língua chinesa foi lançado em Nairóbi, capital do Quênia, no domingo, como parte dos esforços para promover os laços culturais sino-quenianos.

Autoridades governamentais, professores e estudantes da China e do Quênia participaram do treinamento de três dias para 170 estudantes, organizado pelo Centro de Educação e Cooperação Linguística (CLEC, na sigla em inglês) do Ministério da Educação da China, pela Universidade Normal de Tianjin e pelo Instituto Confúcio da Universidade de Nairóbi. (Xinhua/Yang Guang)

Ex-estudantes do Instituto Confúcio da Universidade de Nairóbi posam para foto na cerimônia de lançamento de um programa de treinamento para professores de língua chinesa em Nairóbi, Quênia, em 30 de novembro de 2025. Um programa de treinamento para professores locais de língua chinesa foi lançado em Nairóbi, capital do Quênia, no domingo, como parte dos esforços para promover os laços culturais sino-quenianos.

Autoridades governamentais, professores e estudantes da China e do Quênia participaram do treinamento de três dias para 170 estudantes, organizado pelo Centro de Educação e Cooperação Linguística (CLEC, na sigla em inglês) do Ministério da Educação da China, pela Universidade Normal de Tianjin e pelo Instituto Confúcio da Universidade de Nairóbi. (Xinhua/Yang Guang)