Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Projetos de infraestrutura financiados pela China são concluídos na Cisjordânia

30 de novembro de 20254 min de leitura
Projetos de infraestrutura financiados pela China são concluídos na Cisjordânia

Autoridades participam de cerimônia para marcar a conclusão de dois projetos de infraestrutura financiados pela China, na Estrada de Beijing, na cidade de Ramala, na Cisjordânia, em 26 de novembro de 2025. Autoridades palestinas e chinesas se reuniram na quarta-feira para marcar a conclusão de dois projetos de infraestrutura financiados pela China na cidade de Ramala, na Cisjordânia. (Foto por Ayman Nobani/Xinhua)

Ramala, 28 nov (Xinhua) -- Autoridades palestinas e chinesas se reuniram na quarta-feira para marcar a conclusão de dois projetos de infraestrutura financiados pela China na cidade de Ramala, na Cisjordânia.

Em uma cerimônia na cidade, Zeng Jixin, chefe do escritório chinês na Palestina, e o primeiro-ministro palestino, Mohammad Mustafa, descerraram juntos as placas da recém-concluída Praça da Amizade China-Palestina e da extensão da Estrada de Beijing.

Em seu discurso no evento, Zeng disse que a Praça da Amizade China-Palestina e a Estrada de Beijing representam uma medida significativa para a implementação do consenso alcançado pelos líderes das duas nações, além de um exemplo vívido de como aproveitar a modernização chinesa para impulsionar o desenvolvimento da Palestina.

Com mais de 11 km de extensão, a Estrada de Beijing se tornará uma via de acesso facilitado para a vida das pessoas, uma estrada da amizade que une corações e uma estrada que leva ao futuro, disse Zeng.

Durante seu discurso, Mustafa elogiou a forte amizade entre os dois povos. Ele expressou suas calorosas felicitações pela conclusão bem-sucedida e pelo início das operações dos projetos, e manifestou sua sincera gratidão pela assistência oportuna da China, que tem sido fundamental para melhorar o bem-estar do povo palestino.

Mustafa disse à Xinhua após a cerimônia que "a relação China-Palestina remonta a muitas décadas. A China sempre apoiou o povo palestino, sua luta pela independência e também o desenvolvimento de infraestrutura e outras facilidades em vários setores".

"Esta é uma oportunidade para agradecer à liderança e ao povo da China pelo apoio contínuo ao nosso povo e à sua luta pela independência. Portanto, é uma grande oportunidade para dizer: Obrigado, China", disse ele.

Moradores locais também comemoraram as melhorias. Bilal Mansour, que dirigia pela estrada recém-ampliada, disse à Xinhua que a área antes era "uma encosta árida cercada por entulho e poeira".

"A ajuda da China mudou nossas vidas", disse ele. "Antes, dirigir de Birzeit até o centro da cidade levava meia hora. Agora, leva pouco mais de dez minutos".

O primeiro trecho da Estrada de Beijing foi aberto ao tráfego em setembro de 2020. A construção da extensão começou em setembro de 2024, e a rota ampliada agora conecta uma rede de 14 estradas, ligando o centro de Ramala à área de Al-Jadwal.

Foto mostra a extensão da Estrada de Beijing na cidade de Ramala, na Cisjordânia, em 24 de novembro de 2025. Autoridades palestinas e chinesas se reuniram na quarta-feira para celebrar a conclusão de dois projetos de infraestrutura financiados pela China na cidade de Ramala, na Cisjordânia. (Xinhua/Huang Zemin)

Foto mostra a extensão da Estrada de Beijing na cidade de Ramala, na Cisjordânia, em 24 de novembro de 2025. Autoridades palestinas e chinesas se reuniram na quarta-feira para celebrar a conclusão de dois projetos de infraestrutura financiados pela China na cidade de Ramala, na Cisjordânia. (Xinhua/Huang Zemin)

Autoridades participam de cerimônia para celebrar a conclusão de dois projetos de infraestrutura financiados pela China, na Estrada de Beijing, na cidade de Ramala, na Cisjordânia, em 26 de novembro de 2025. Autoridades palestinas e chinesas se reuniram na quarta-feira para celebrar a conclusão de dois projetos de infraestrutura financiados pela China na cidade de Ramala, na Cisjordânia. (Foto por Ayman Nobani/Xinhua)

Autoridades palestinas participam de cerimônia para celebrar a conclusão de dois projetos de infraestrutura financiados pela China, na Praça da Amizade China-Palestina, na cidade de Ramala, na Cisjordânia, em 26 de novembro de 2025. Autoridades palestinas e chinesas se reuniram na quarta-feira para celebrar a conclusão de dois projetos de infraestrutura financiados pela China na cidade de Ramala, na Cisjordânia. (Foto por Ayman Nobani/Xinhua)