Beijing, 4 set (Xinhua) -- O mais alto conselheiro político Wang Huning reuniu-se na quinta-feira com representantes de vários setores da região de Taiwan, incluindo Hung Hsiu-chu, que estão em Beijing para as comemorações do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial.
Durante a reunião, Wang, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, pediu aos compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan que se lembrem da história, levem adiante o grande espírito da nação chinesa e o grande espírito da Guerra de Resistência e criem conjuntamente novos capítulos no avanço da reunificação e revitalização nacionais.
A restauração de Taiwan à China em 1945 é resultado da vitória da Segunda Guerra Mundial e parte integrante da ordem internacional do pós-guerra, disse Wang, acrescentando que também é uma glória compartilhada por compatriotas de ambos os lados do Estreito e uma memória nacional compartilhada por todo o povo chinês.
Ele pediu aos compatriotas de ambos os lados do Estreito que defendam o princípio de Uma Só China e o Consenso de 1992 e se unam para se opor às atividades separatistas da "independência de Taiwan" e à interferência externa.
A parte continental criou ativamente melhores oportunidades de desenvolvimento para os compatriotas de Taiwan e compartilhou maiores resultados de desenvolvimento com eles, disse Wang.
Ele pediu ao povo chinês de ambos os lados do Estreito que defenda os interesses gerais da nação chinesa e promova conjuntamente o desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados do Estreito e avance na reunificação nacional.
As comemorações da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa por compatriotas de ambos os lados do Estreito são para lembrar o grande sacrifício de toda a nação chinesa na guerra, disse Hung e outros representantes de Taiwan.
Eles expressaram sua esperança de que os compatriotas de ambos os lados do Estreito defendam o princípio de Uma Só China, se oponham à "independência de Taiwan", fortaleçam os intercâmbios e a cooperação e trabalhem juntos para promover a reunificação e revitalização nacionais.
