Beijing, 2 set (Xinhua) -- O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se com o presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, em Beijing, nesta terça-feira.
Mirziyoyev está na China para a Cúpula 2025 da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS), bem como para as comemorações do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial.
A China está pronta para trabalhar com o Uzbequistão para levar adiante a amizade tradicional, consolidar a confiança política mútua, fortalecer o apoio mútuo, expandir a cooperação prática e avançar ainda mais na parceria estratégica abrangente China-Uzbequistão sob todas as condições para uma nova era, a fim de trazer mais benefícios para os dois povos, disse Li.
Li disse que a China está pronta para sinergizar ainda mais a Iniciativa Cinturão e Rota com a estratégia "Uzbequistão-2030", continuar a alavancar o papel do comitê de cooperação intergovernamental China-Uzbequistão, expandir o comércio e o investimento, avançar na construção de alta qualidade do projeto ferroviário China-Quirguistão-Uzbequistão e aprofundar a cooperação em conectividade, nova energia, economia digital, inteligência artificial, agricultura moderna e outros campos para injetar mais impulso nos respectivos esforços de modernização de ambos países.
A China está pronta para fortalecer a comunicação e a coordenação multilaterais com o Uzbequistão, implementar conjuntamente os resultados da Cúpula de Tianjin da OCS e trabalhar com o Uzbequistão e outros parceiros da Ásia Central para tornar o mecanismo China-Ásia Central mais frutífero e robusto e alcançar novos progressos na construção de uma comunidade China-Ásia Central com um futuro compartilhado, disse Li.
Mirziyoyev disse que o Uzbequistão apoia totalmente a Iniciativa de Governança Global proposta pelo presidente Xi Jinping e espera manter intercâmbios de alto nível com a China e aprofundar a cooperação em economia e comércio, infraestrutura, inteligência artificial, redução da pobreza, intercâmbios culturais e interpessoais, entre outras áreas.
O Uzbequistão dá as boas-vindas a mais empresas chinesas para investir e fazer negócios no Uzbequistão, disse Mirziyoyev.
O Uzbequistão apoia firmemente o princípio de Uma Só China e está pronto para trabalhar com a China no combate às três forças: terrorismo, separatismo e extremismo, afirmou Mirziyoyev.
Mirziyoyev disse que o Uzbequistão está pronto para melhorar ainda mais a comunicação e a coordenação com a China no âmbito da OCS, do mecanismo China-Ásia Central e de outras estruturas, para defender conjuntamente a equidade e a justiça internacionais.
