Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Premiê chinês pede implementação de estratégia de nova urbanização para impulsionar desenvolvimento social e econômico

4 de dezembro de 20252 min de leitura
Premiê chinês pede implementação de estratégia de nova urbanização para impulsionar desenvolvimento social e econômico

Beijing, 3 dez (Xinhua) -- O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, pediu esforços nesta quarta-feira para implementar a estratégia da nova urbanização centrada nas pessoas, libertar o potencial da procura interna contido no desenvolvimento integrado das áreas urbanas e rurais e impulsionar o desenvolvimento econômico e social.

Li fez essas declarações ao presidir uma sessão de estudos do Conselho de Estado. Os vice-primeiros-ministros Ding Xuexiang e He Lifeng, e o conselheiro de Estado Wang Xiaohong proferiram discursos na reunião.

Observando que a estratégia de nova urbanização é importante para a expansão da procura interna, a promoção da atualização industrial e o fortalecimento da circulação doméstica, Li afirmou que progresso significativo foi conquistado no movimento em todo o país nos últimos anos, e que ainda há um vasto espaço para o desenvolvimento da nova urbanização no período do 15º Plano Quinquenal (2026-2030).

A urbanização da China está transformando de um período de rápido crescimento para um estágio de desenvolvimento estável, de acordo com Li, ressaltando que mudanças profundas estão ocorrendo na estrutura populacional, no sistema urbano e no desenvolvimento urbano e rural. É necessário aumentar ainda mais a pertinência e a eficácia do trabalho de nova urbanização, acrescentou.

Ele pediu esforços para implementar o plano de nova urbanização de maneira adequada às condições locais, otimizar ainda mais o layout de "pessoas, indústria e cidade" e tomar medidas mais fortes e direcionadas para resolver problemas como emprego, segurança social, habitação e educação de crianças para a população migrante rural.

Também é necessário implementar a iniciativa de renovação urbana e avançar de forma constante na construção de "casas de qualidade" e no desenvolvimento de alta qualidade do setor imobiliário, destacou Li.

Segundo ele, também serão feitos esforços para intensificar a conexão da infraestrutura e o alinhamento industrial entre áreas urbanas e rurais para promover o desenvolvimento integrado urbano-rural.