Parceria entre Xinhua e Brasil 247

PPD de Taiwan é criticado por desperdiçar dinheiro em bajulação externa

27 de novembro de 20252 min de leitura

Beijing, 26 nov (Xinhua) -- Um porta-voz da parte continental chinesa criticou nesta quarta-feira as autoridades do Partido Progressista Democrata (PPD) de Taiwan por desperdiçarem dinheiro - que poderia ter sido usado para melhorar o bem-estar da população e desenvolver a economia da ilha - em compras de armas e em bajular forças externas, alertando que tais atos egoístas só empurrarão Taiwan em direção ao desastre.

Peng Qing'en, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, fez as declarações em resposta à recente afirmação do líder de Taiwan, Lai Ching-te, de planos "de propor um orçamento especial de defesa no valor de US$ 40 bilhões."

"A tendência da reunificação da China é imparável. Tentativas de buscar a independência com apoio dos EUA ou pela força estão condenadas ao fracasso", disse Peng.

Ao comentar uma observação sarcástica de que os Estados Unidos tratam Taiwan como um caixa eletrônico, ele afirmou que tais declarações provam repetidamente que os EUA veem Taiwan como uma peça de xadrez para conter a China e uma ferramenta para servir a si mesmos.

"Incapazes de proteger os interesses legítimos do povo de Taiwan, as autoridades do PPD em vez disso desperdiçam o dinheiro arduamente ganho pela população para bajular os EUA, o qual acabará sendo descartado após ser explorado", disse ele.

Peng também expressou firme oposição às propostas de certos senadores norte-americanos de legalizar a 'Lei das Seis Garantias a Taiwan', denunciando as chamadas seis garantias como "completamente erradas, ilegais e inválidas."

"Elas violam gravemente o princípio de Uma Só China e as disposições dos três comunicados conjuntos China-EUA, assim como as normas básicas das relações internacionais", afirmou.