Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Porto de Alashankou supera 5.000 viagens de trens de carga China-Europa em 2023 com melhorias na infraestrutura e eficiência aduaneira

Redação
2 de setembro de 20252 min de leitura

URUMQI, 2 de setembro (Xinhua) -- O Porto de Alashankou, também conhecido como Passagem de Alataw, situado na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, atingiu um marco significativo ao completar mais de 5.000 viagens de trens de carga China-Europa (Ásia Central) neste ano. A informação foi divulgada pela China Railway Urumqi Group Co., Ltd.

As melhorias na infraestrutura do porto foram fundamentais para esse aumento na capacidade de transporte. Desde o início da operação do projeto de duplicação das vias entre Jinghe e Alashankou no ano passado, o setor ferroviário de Xinjiang inaugurou uma nova linha de contêineres via Estação Alashankou e aprimorou duas linhas já existentes. No início de julho, a estação adaptou uma das suas vias para carga e descarga exclusivas de mercadorias a granel, aumentando sua capacidade diária em 7.700 toneladas e acelerando suas operações, conforme relatou a empresa ferroviária.

Além disso, a Alfândega de Alashankou aprimorou a eficiência do processo de liberação aduaneira, implementando um sistema online de declarações antecipadas. Essa inovação permite que os trens de carga em direção ao exterior deixem o porto em um tempo de apenas 20 minutos. Atualmente, o Porto de Alashankou opera 125 rotas de trens de carga China-Europa (Ásia Central), abrangendo 21 países, como Alemanha e Polônia, e transporta mais de 200 tipos de mercadorias, desde veículos até componentes de maquinário.

Redação

Redação

Perfil do autor em atualização.