Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Porta-voz da parte continental diz que tentativas de "dessinização" do PPD estão fadadas ao fracasso

31 de dezembro de 20252 min de leitura
Compartilhe

Beijing, 31 dez (Xinhua) -- Uma porta-voz da parte continental chinesa disse nesta quarta-feira que as manobras políticas de "dessinização" das autoridades do Partido Progressista Democrata (PPD), decorrentes da sua ambição separatista, nunca terão sucesso.

Zhang Han, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, fez esses comentários em uma coletiva de imprensa regular em resposta às recentes declarações da presidente do partido Kuomintang Chinês (KMT), Cheng Li-wun.

Ao falar com estudantes universitários de Taiwan, Cheng observou que a declaração de "Eu sou chinês" em Taiwan traz uma sensação inexplicável de "pecado original", que foi resultado direto das conspirações políticas maliciosas das autoridades do PPD nas últimas três décadas.

Zhang enfatizou que os compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan são todos chineses. "Este é um fato histórico, um consenso cultural, uma herança genética e uma realidade jurídica que ninguém pode negar", disse ela.

Zhang observou ainda que as tentativas das autoridades do PPD de romper os laços históricos e culturais entre os dois lados do Estreito, enganar o público de Taiwan, confundir as memórias históricas e distorcer a identidade nacional da geração mais jovem de Taiwan causam danos incalculáveis.

Ela acrescentou que vozes de condenação contra tais medidas têm surgido em todos os setores da sociedade da ilha e que as manobras políticas do PPD estão fadadas ao fracasso.