Beijing, 31 dez (Xinhua) -- O setor não manufatureiro da China viu seu Índice de Gerentes de Compras (PMI) retornar ao território de expansão em dezembro, refletindo um otimismo maior entre provedores de serviços e empresas de construção, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira.
O PMI não manufatureiro ficou em 50,2 em dezembro, um aumento de 0,7 ponto percentual em relação ao mês passado, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE). Um valor acima de 50 indica expansão, enquanto um valor abaixo de 50 reflete contração.
O subíndice de atividade empresarial no setor de serviços ficou em 49,7 em dezembro, com um ligeiro aumento de 0,2 ponto percentual em relação a novembro, sinalizando uma recuperação modesta na vitalidade do setor.
Por setor, indústrias como telecomunicações e radiodifusão, serviços monetários e financeiros e serviços do mercado de capitais registraram leituras acima de 60, indicando forte crescimento na atividade empresarial. Em contrapartida, setores como varejo e catering permaneceram em território de contração.
O índice de expectativa empresarial para o setor de serviços permaneceu relativamente alto em 56,4 em dezembro, um aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao mês anterior, apontando para uma crescente confiança entre as empresas de serviços sobre as perspectivas futuras do mercado.
Enquanto isso, o setor de construção apresentou uma clara recuperação. O seu índice de atividade empresarial subiu para 52,8 em dezembro, um aumento de 3,2 pontos percentuais em relação a novembro, impulsionado por fatores como temperaturas mais amenas do que o habitual em algumas regiões do sul e o progresso acelerado das obras antes dos feriados do Ano Novo e da Festa da Primavera.
O índice de expectativas empresariais para o setor de construção ficou em 57,4, permanecendo em território de alta expansão e refletindo o otimismo contínuo no setor.
Separadamente, o DNE informou que o PMI de manufatura da China ficou em 50,1 em dezembro, um aumento de 0,9 ponto percentual em relação a novembro.

