Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Período mais longo da Festa da Primavera impulsiona boom de viagens

13 de fevereiro de 20264 min de leitura
Compartilhe

Beijing, 13 fev (Xinhua) -- O próximo feriado da Festa da Primavera, o mais longo dos últimos anos, com nove dias de duração e início neste domingo, tem impulsionado o entusiasmo das pessoas por viajar, com destinos nacionais e internacionais atraindo grande interesse, segundo uma reportagem do jornal em inglês China Daily.

Em 2024 e 2025, o feriado durou oito dias, enquanto em 2023 foi de sete dias. Um relatório recente da Associação Chinesa de Serviços de Viagem e da agência de turismo doméstica Tuniu mostrou que, quanto maior a duração do feriado, mais longas são as viagens realizadas. Segundo o relatório, a duração média das viagens vem aumentando desde 2023, e está previsto que as pessoas passem 5,9 dias viajando durante o próximo feriado, um aumento de 1,1 dia em relação à Festa da Primavera anterior.

"A primeira onda do pico de viagens começou por volta de quarta-feira e atingirá o auge no sábado ou domingo, na véspera e no primeiro dia do feriado", afirmou Qi Chunguang, vice-presidente da Tuniu, acrescentando que as viagens para passeios e entretenimento alcançarão o pico em 18 de fevereiro, o quarto dia do feriado, após as reuniões familiares.

Agências de turismo observaram que locais com forte atmosfera festiva tradicional chinesa tornaram-se cada vez mais populares. Lugares com clima tropical e destinos conhecidos por paisagens de neve e gelo também estão entre os favoritos.

Fuzhou, na Província de Fujian, leste da China, ficou entre os cinco principais destinos em reservas de hotéis no portal de viagens Qunar pela primeira vez. O ritual folclórico centenário da cidade, conhecido como youshen, ou "Desfile dos Deuses", tornou-se um grande sucesso durante a Festa da Primavera do ano passado.

Durante o desfile, as pessoas dançam e carregam elaboradas estátuas de divindades pelas ruas para afastar espíritos malignos e rezar por bênçãos. Até 30 de janeiro, a Qunar informou um aumento superior a 80% nas reservas de hotéis em Fuzhou em comparação com o feriado da Festa da Primavera do ano passado, que ocorreu no fim de janeiro.

A cidade de Huangshan, na Província de Anhui, onde os visitantes podem apreciar espetáculos de lanternas em forma de peixe e participar de atividades de confecção de lanternas, continua sendo uma escolha popular neste feriado. A Qunar registrou um aumento de 1,5 vez nas reservas de hotéis em relação ao ano passado.

"Estou completamente encantada com os espetáculos de lanternas em forma de peixe. Vi muitas fotos e vídeos lindíssimos no Xiaohongshu e reservei uma viagem de quatro dias para minha família a Huangshan", disse Wang Lixin, 32 anos, moradora de Zhengzhou, na Província de Henan.

Províncias do sul com clima ameno e subtropical, como Hainan e Guangdong, são as principais escolhas para moradores do norte da China que desejam escapar do frio durante o feriado. Por outro lado, residentes do sul parecem ansiosos para vivenciar o "mundo de gelo e neve" nos destinos do norte, segundo o relatório.

O feriado mais longo também impulsionou as viagens ao exterior. A Qunar informou reservas de hotéis em quase 3 mil cidades ao redor do mundo, com Tailândia, República da Coreia e Malásia entre os destinos mais procurados e considerados com boa relação custo-benefício.

Alguns destinos internacionais antes considerados de nicho, como Turquia e Uzbequistão, introduziram políticas de isenção de visto para turistas chineses. A Turquia, por exemplo, anunciou em janeiro que cidadãos chineses com passaporte comum podem permanecer até 90 dias para turismo ou trânsito.

As reservas de hotéis para a Turquia durante o feriado da Festa da Primavera aumentaram 1,5 vez em comparação a 2025, enquanto o Uzbequistão registrou crescimento superior a quatro vezes nas reservas feitas por viajantes chineses, segundo a Qunar.

A Administração Nacional de Imigração da China estimou nesta quinta-feira que a parte continental deverá registrar mais de 2,05 milhões de entradas e saídas diárias durante o feriado, um aumento de 14,1% em relação à Festa da Primavera anterior.

As viagens ao exterior devem atingir o pico no domingo, primeiro dia do feriado, enquanto o fluxo de retorno ao país deverá alcançar o auge em 22 e 23 de fevereiro, com o encerramento do período festivo.