Beijing, 3 dez (Xinhua) -- Uma porta-voz da parte continental da China afirmou nesta quarta-feira que as recentes patrulhas de rotina de aplicação da lei realizadas pela Guarda Costeira de Fujian nas águas próximas a Kinmen são legítimas e necessárias.
Zhang Han, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, reiterou numa coletiva de imprensa que ambos os lados do Estreito de Taiwan pertencem a uma única China e que Taiwan faz parte da China.
As patrulhas nesta área são esforços legítimos para manter a navegação e as operações ordenadas nestas águas, em conformidade com a lei, e são medidas necessárias para proteger a vida e a propriedade dos pescadores através do Estreito, afirmou Zhang.
As autoridades do Partido Progressista Democrata (PPD) têm seguido teimosamente a sua posição de "independência de Taiwan" e continuam a tomar medidas perigosas e severas contra os barcos de pesca e os pescadores da parte continental, ameaçando as suas vidas e propriedades, acrescentou a porta-voz.
Esses atos do PPD são a causa principal que tem minado a paz e a estabilidade através do Estreito de Taiwan e prejudicado os interesses e o bem-estar das pessoas de ambos os lados, disse Zhang.
As autoridades do PPD devem parar imediatamente de interferir nas atividades normais dos pescadores da parte continental e parar de provocar incidentes ou causar problemas, alertou ela.

