Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Patrulhas da guarda costeira da parte continental em águas Xiamen-Kinmen salvaguardarão a ordem marítima, diz porta-voz

21 de dezembro de 20252 min de leitura

Beijing, 21 dez (Xinhua) -- Um porta-voz da parte continental da China disse no sábado que patrulhas regulares de aplicação da lei conduzidas pela guarda costeira da parte continental nas águas Xiamen-Kinmen ajudam a manter a ordem das operações marítimas.

Chen Binhua, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, fez os comentários em resposta a uma pergunta da mídia sobre a recente patrulha de aplicação da lei da guarda costeira da parte continental nas chamadas "águas proibidas" próximas a Kinmen, uma ilha administrada pela região de Taiwan e localizada na costa da cidade de Xiamen, no leste da China.

Taiwan, Penghu, Kinmen e Matsu são todas partes da China, disse ele, acrescentando que as águas Xiamen-Kinmen há muito tempo servem como uma área de pesca tradicional para ambos os lados do Estreito de Taiwan, e que as chamadas "águas proibidas ou restritas" não existem.

Ele observou que as patrulhas da guarda costeira da parte continental também servem para proteger a vida e a propriedade dos pescadores de ambos os lados do Estreito de Taiwan.

Chen ainda exigiu que as autoridades do Partido Progressista Democrata (PPD) de Taiwan cessem a detenção arbitrária de embarcações pesqueiras do continente e suas tripulações, bem como o tratamento perigoso e violento dos pescadores do continente.

"Caso contrário, as autoridades do PPD terão que enfrentar todas as consequências subsequentes", disse Chen.