Parceria entre Xinhua e Brasil 247

(Multimídia) Escola de Samba de São Paulo se prepara para grande desfile

12 de fevereiro de 20263 min de leitura
Compartilhe

   O Carnaval de São Paulo começa muito antes do desfile e longe dos holofotes e arquibancadas.

   Na Rosas de Ouro, atual campeã do carnaval paulistano, o trabalho para 2026 já está na reta final.

   É no barracão que a escola transforma uma ideia em carros, adereços, fantasias e alegorias que farão o espetáculo na passarela do samba. O enredo para 2026 convida o público a olhar para cima. Entendendo a astrologia como ponto de partida para falar de tempo, destino e ciclos.

 

SOUNDBITE - Renan Lima - Diretor Artístico da Rosas de Ouro

   "Em 2026, nós vamos levar para a avenida o enredo "Está Escrito nas Estrelas" e vamos falar um pouco sobre a história da astrologia. Dentro da nossa direção de carnaval, nós escolhemos esse enredo porque a gente entendeu que tinha bastante significado para a escola, tinha bastante relação, principalmente com a parte visual que a gente gosta de apresentar. Estamos vindo de um campeonato, então é um enredo que consegue manter o mesmo nível, principalmente em questão de alegoria e toda estética que a escola gosta de apresentar na avenida."

   No carnaval, conceitos abstratos precisam virar imagem.

   Signos, planetas e constelações ganham forma, cor e movimento.

   O desafio é transformar símbolos milenares em impacto visual na avenida.

   Cada carro alegórico é pensado como um capítulo dessa história e as fantasias precisam comunicar o tema. Neste ponto, os elementos escolhidos fazem toda diferença no resultado.

 

 

SOUNDBITE - Renan Lima - Diretor Artístico da Rosas de Ouro

   "A partir do momento que temos o desenho, é feita uma decupagem desse figurino, com toda a ficha técnica dos materiais que a gente vai precisar. Então aqui, por exemplo, é tudo o que a gente precisa dessa fantasia. Realmente é algo bastante minucioso, e aí eu acho que é onde entra um pouco da China. Porque realmente existem muitos produtos importados, que são fabricados na China e a gente tem grande uso dentro do carnaval. Então, tanto para as fantasias quanto para as alegorias. Por exemplo, este ano uma das nossas importadoras apresentou esse material para a gente e nós compramos bastante para utilizar no carnaval porque atendia completamente a nossa necessidade para o enredo deste ano."

   Se os materiais atravessam oceanos, o talento que monta tudo isso vem de todos os cantos do Brasil. Entre penas e paetês, encontramos histórias de quem acabou realizando um desejo de infância.

 

SOUNDBITE - Nilvia Daniele de Lima Ferreira - Aderecista

   "Eu sou de Porto Alegre e vim para cá para estudar e coincidentemente abriu inscrição para o curso de aderecista aqui no barracão da Rosas de Ouro e eu me inscrevi, fiz o curso e depois do curso eu fui chamada para compor a equipe do atelier. Então, a minha felicidade é dobrada porque eu estou trabalhando no carnaval, que eu amo, e fazendo fantasias para minha escola do coração aqui em São Paulo. Então, este ano é um ano histórico para mim."

   Com o brilho finalizado e a emoção à flor da pele, chega a hora de levar o resultado para a avenida. Estruturas monumentais começam a deixar o barracão rumo ao Anhembi. É o momento em que o carnaval entra em outra fase e o trabalho silencioso começa a ganhar a cidade. Daqui a pouco, tudo isso estará sob as luzes da avenida, fazendo a alegria da arquibancada.