Tianjin, 2 set (Xinhua) -- O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, destacou na segunda-feira uma série de resultados alcançados na Cúpula 2025 da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS), realizada em Tianjin, no norte da China.
A maior cúpula da OCS desde sua criação, em 2001, contou com a presença de líderes de mais de 20 países e chefes de 10 organizações internacionais.
Uma estratégia de desenvolvimento para a OCS no período 2026-2035 foi aprovada durante a cúpula, definindo o tom e a direção para o crescimento da organização na próxima década, disse Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China.
A cúpula emitiu uma declaração defendendo os resultados vitoriosos da Segunda Guerra Mundial. Em uma declaração separada, a OCS expressou firme apoio ao sistema de comércio multilateral, disse ele ao se reunir com a imprensa junto com o secretário-geral da OCS, Nurlan Yermekbayev.
Quatro novos centros da OCS foram inaugurados no evento com as respectivas tarefas de agir contra ameaças e desafios de segurança, combater crimes organizados transnacionais, melhorar a segurança da informação e fortalecer a cooperação antidrogas, disse Wang.
Os Estados-membros também tomaram a decisão de estabelecer um banco de desenvolvimento da OCS, que, segundo Wang, impulsionará muito o desenvolvimento de infraestrutura e o progresso econômico e social entre os países da OCS.
Na cúpula, a China prometeu estabelecer novas plataformas e centros de cooperação em energia, indústria verde, economia digital, inovação científica e tecnológica, ensino superior e educação profissional e técnica. Planos de ação também foram desenvolvidos para promover o desenvolvimento de alta qualidade, abrangendo áreas como energia, indústria verde, economia digital, inteligência artificial e inovação tecnológica, acrescentou.
A cúpula também alcançou avanços nas reformas estruturais da organização, incluindo a fusão de Estados observadores e parceiros de diálogo em parceiros da OCS e a aceitação do Laos como parceiro para tornar a OCS uma família de 27 nações, disse Wang.
