Beijing, 5 set (Xinhua) -- A vitória chinesa na guerra de resistência contra a agressão japonesa não só estabeleceu uma base sólida para a própria libertação da China, mas também inspirou profundamente as lutas pela liberdade em todas as nações oprimidas, bem como nos territórios coloniais e semicoloniais, de acordo com um relatório divulgado nesta sexta-feira.
Intitulado "Lembrando a História e Defendendo a Justiça - Grandes Contribuições do Principal Campo de Batalha da Guerra Antifascista Mundial no Oriente", o relatório foi publicado em chinês e em inglês pelo Instituto Xinhua, um think tank afiliado à Agência de Notícias Xinhua.
Este ano marca o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial.
Segundo o documento, a vitória inspirou a confiança e a coragem dos países coloniais e semicoloniais oprimidos em todo o mundo para lutar pela independência e libertação nacionais.
Ao mesmo tempo, as teorias e práticas revolucionárias desenvolvidas pelo Partido Comunista da China durante a guerra ofereceram estratégias viáveis de libertação para as nações oprimidas em todo o mundo, disse o relatório.
O Instituto Xinhua, com foco principal em pesquisa de políticas, tem realizado, nos últimos anos, pesquisas prospectivas, estratégicas e preparatórias sobre as principais questões domésticas e globais, produzindo muitos resultados de pesquisa influentes no processo.