Shanghai, 31 dez (Xinhua) -- As autoridades legislativas em Shanghai aprovaram novos regulamentos destinados a promover o desenvolvimento da economia de cruzeiros, estabelecendo um sólido quadro jurídico para apoiar o crescimento de alta qualidade da indústria de cruzeiros da cidade.
Os regulamentos de 27 artigos, aprovados pelo Comitê Permanente da Assembleia Popular Municipal de Shanghai nesta terça-feira, estão previstos para entrar em vigor em 1º de março de 2026.
Entre as principais medidas estipuladas nos regulamentos, Shanghai pilotará um projeto "cruzeiros para lugar nenhum", permitindo que navios internacionais partam e retornem a Shanghai, navegando em águas aprovadas sem atracar em nenhum porto.
Para melhorar os serviços e instalações portuárias, Shanghai acelerará a instalação e aprimoramento dos sistemas de energia terrestre, incentivando os navios de cruzeiro de porto-base a utilizarem esse modo de fonte de energia. Além disso, a cidade apoiará a adoção de combustíveis verdes e tecnologias de nova energia.
Os regulamentos enfatizam ainda a melhoria da competitividade de toda a cadeia da indústria de cruzeiros, promovendo a integração porto-cidade, incluindo o fomento de atividades culturais, turísticas, comerciais, esportivas e de exposições ao longo das áreas à beira-mar e ao redor dos portos.
De 2006 a 2025, a cidade recebeu mais de 3.500 navios de cruzeiro e mais de 18 milhões de passageiros, representando mais de 60% do mercado nacional de cruzeiros. Shanghai abriga atualmente o maior porto-base de cruzeiros da Ásia e o quarto mais movimentado do mundo.


