Parceria entre Xinhua e Brasil 247

(Multimídia) Especialistas do Sul Global discutem proteção e desenvolvimento do patrimônio mundial

8 de setembro de 20252 min de leitura
(Multimídia) Especialistas do Sul Global discutem proteção e desenvolvimento do patrimônio mundial

   Kunming, 7 set (Xinhua) -- Mais de 120 convidados de 24 países do Sul Global se reuniram no domingo em Chengjiang, na Província de Yunnan, sudoeste da China, para discussões sobre proteção e desenvolvimento do patrimônio mundial.

   Eles participaram de um subfórum no âmbito do Fórum de Mídia e Think Tank do Sul Global 2025, que é co-organizado pela Agência de Notícias Xinhua, pelo Comitê Provincial de Yunnan do Partido Comunista da China (PCCh) e pelo Governo Popular da Província de Yunnan.

   Yunnan abriga seis patrimônios mundiais, o segundo maior número na China. Entre os mesmos, a Paisagem Cultural das Antigas Florestas de Chá da Montanha Jingmai em Pu'er, é o primeiro patrimônio cultural com tema de chá do mundo, observou Zeng Yan, membro do Comitê Permanente do Comitê Provincial de Yunnan do PCCh e chefe do departamento de comunicação do comitê provincial.

   Zeng disse que reservar esses locais do patrimônio mundial requer esforços conjuntos, com a proteção como prioridade máxima, enquanto esforços também devem ser feitos para melhorar a pesquisa, a transformação, os intercâmbios e a cooperação, dando vida aos tesouros culturais e naturais como laços de aprendizado mútuo entre civilizações.

   Xi Yanchun, vice-presidente da Agência de Notícias Xinhua, destacou a importância dos esforços colaborativos, chamando o desenvolvimento sustentável do patrimônio mundial de "um projeto sistemático que envolve a colaboração de todas as partes, especialmente o apoio ativo da mídia".

   Ela disse que a Xinhua continuará a intensificar a cooperação com governos, mídia e think tanks nos países do Sul Global e promover a compreensão compartilhada e a conscientização pública sobre a proteção e herança do patrimônio mundial.

   Robinder Nath Sachdev, presidente do Instituto Imagindia, disse que, embora muitos patrimônios mundiais nos países do Sul Global sejam reconhecidos globalmente, as perspectivas desses países permanecem sub-representadas nas narrativas globais, exigindo uma voz mais forte do Sul Global.

   Além da proteção, os participantes do fórum também enfatizaram a necessidade de manter o patrimônio vibrante e relevante para a vida moderna, principalmente envolvendo as gerações mais jovens por meio de mídias sociais, filmes e TV, bem como jogos.