Beijing, 12 jan (Xinhua) -- A tripulação da Shenzhou-21 a bordo da estação espacial chinesa Tiangong concluiu recentemente com sucesso uma série de importantes exercícios de treinamento e experimentos científicos avançados em órbita, estabelecendo uma base sólida para futuras missões e descobertas científicas.
Uma reportagem em vídeo do China Media Group na noite deste domingo mostrou os astronautas realizando exercícios abrangentes, incluindo encontro e acoplamento teleoperados, procedimentos de resgate médico e treinamento de evacuação de emergência, na semana passada.
Essas atividades foram projetadas para elevar a proficiência operacional da tripulação e as capacidades de resposta a emergências durante sua longa permanência em órbita, segundo a reportagem.
De acordo com a reportagem, para o treinamento de acoplamento teleoperado, os astronautas praticaram o uso de dispositivos de controle manual para simular o delicado processo de orientação da espaçonave. O exercício médico se concentrou em familiarizar a tripulação com a localização e operação dos equipamentos médicos, revisando os protocolos para garantir a preparação para possíveis incidentes de saúde.
Notavelmente, a equipe realizou um exercício de evacuação de emergência, simulando um cenário de incêndio que exigia uma saída rápida do módulo da estação.
Além do treinamento, a tripulação fez progressos significativos em vários projetos de pesquisa científica. No campo da medicina espacial, os astronautas utilizaram fones de ouvido de RV e equipamentos de eletroencefalograma para realizar estudos sobre a coordenação olho-cérebro.
Tal pesquisa visa analisar os padrões e mudanças nos sinais de controle cerebral dos astronautas em condições de ausência de gravidade, contribuindo potencialmente para futuras tecnologias de interação cérebro-computador.
Simultaneamente, o estudo óptico in situ da eletroquímica das baterias de íon-lítio progrediu sem problemas. Espera-se que as descobertas forneçam suporte teórico vital para o desenvolvimento de baterias de íon-lítio mais confiáveis e eficientes para futuros empreendimentos de exploração espacial.
A nave espacial tripulada Shenzhou-21 foi lançada do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan em 31 de outubro de 2025. Após o lançamento, as tripulações da Shenzhou-21 e da Shenzhou-20 realizaram a sétima transferência em órbita da China. Em 9 de dezembro, a tripulação da Shenzhou-21 concluiu a primeira série de atividades extraveiculares da missão.


