Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Marcas chinesas causam impacto na IFA 2025

10 de setembro de 20256 min de leitura
Marcas chinesas causam impacto na IFA 2025

Área de exposição da Haier na IFA Berlim 2025, em Berlim, Alemanha, em 5 de setembro de 2025. A IFA Berlim 2025, uma das maiores feiras de eletrônicos de consumo e eletrodomésticos do mundo, foi inaugurada na sexta-feira, destacando temas voltados para o futuro, como tecnologia da informação, inteligência artificial, software e poder computacional, além de soluções sustentáveis ​​para residências, mobilidade e estilo de vida. (Xinhua/Zhang Haofu)

"Muitas empresas chinesas não se contentam mais em seguir tendências globais, mas as determinam e as definem ativamente, principalmente em áreas como inteligência artificial e vida inteligente".

Berlim, 8 set (Xinhua) -- Empresas de tecnologia chinesas estão fazendo um grande esforço na IFA Berlim 2025, usando a maior feira de eletrônicos de consumo da Europa para lançar inovações que refletem tanto a crescente confiança quanto a expansão das ambições globais.

Uma geladeira inteligente ganhou destaque na área de exposição da Haier, pois utiliza IA para identificar alimentos e ajustar as configurações de armazenamento de acordo. Os visitantes observavam com fascínio enquanto o eletrodoméstico "enxergava" seu conteúdo e se adaptava em tempo real.

A mesma tecnologia agora está incorporada às máquinas de lavar da Haier, que detectam o peso e a cor da roupa para otimizar os ciclos de lavagem, uma mudança que a empresa diz fazer parte de sua transição da manufatura para soluções inteligentes.

"‘Feito na China’ está se transformando em ‘Feito de forma inteligente na China’", disse à Xinhua, Yan Xiaoming, gerente-geral da Haier Europa. "A Haier tem orgulho de estar na vanguarda dessa transformação, com o objetivo de liderar o mercado global".

Pessoas olham máquinas de lavar na área de exposição da Hisense na IFA Berlim 2025, em Berlim, Alemanha, em 5 de setembro de 2025. A IFA Berlim 2025, uma das maiores feiras de eletrônicos de consumo e eletrodomésticos do mundo, foi inaugurada na sexta-feira, destacando temas voltados para o futuro, como tecnologia da informação, inteligência artificial, software e poder computacional, além de soluções sustentáveis ​​para residências, mobilidade e estilo de vida. (Xinhua/Zhang Haofu)

A Hisense também se destacou na feira deste ano, levando para casa os prêmios de Melhor em Entretenimento Doméstico e Melhor em Design. O item central é uma TV Mini LED RGB de 116 polegadas, considerada a maior do mundo, que atraiu um público constante.

"Nosso objetivo é tornar a tecnologia avançada de exibição acessível a um público mais amplo", disse Li Wei, presidente da Hisense Visual Technology. "Nosso objetivo é transformar a qualidade de imagem de alta qualidade, de uma inovação de laboratório, em um produto para o dia a dia".

No estande da gigante chinesa de drones DJI, os participantes fizeram fila para testar o novo drone Avata 2. Combinado com óculos de voo e um controlador de movimento, o produto proporciona uma experiência de voo imersiva em primeira pessoa.

Área de exposição da DJI na IFA Berlim 2025, em Berlim, Alemanha, em 5 de setembro de 2025. A IFA Berlim 2025, uma das maiores feiras de eletrônicos de consumo e eletrodomésticos do mundo, foi inaugurada na sexta-feira, destacando temas voltados para o futuro, como tecnologia da informação, inteligência artificial, software e poder computacional, além de soluções sustentáveis ​​para residências, mobilidade e estilo de vida. (Xinhua/Zhang Haofu)

Perto do local, o DJI Mic 3 da empresa, um microfone sem fio de apenas 16 gramas, também estava em exposição, chamando muita atenção. O dispositivo, que possui poderosos recursos de áudio e recursos como gravação em quatro canais e controle automático de ganho, esgotou durante o evento, de acordo com um representante do estande.

A marca de tecnologia doméstica Hizero chamou a atenção com um limpador de pisos sem fio que utiliza um rolo de polímero de alta densidade em vez de sucção. Seu CEO, Li Kaijiu, disse que o sistema remove silenciosamente sujeiras secas e molhadas, sem liberar poeira ou fumaça.

"O design ajuda a evitar entupimentos e odores, além de facilitar a limpeza e a manutenção do aparelho", disse Li. O produto, acrescentou ele, tem sido bem recebido pelos consumidores desde sua entrada no mercado europeu.

A consultoria iMpact, sediada em Nova York, que apoia a expansão internacional de marcas chinesas, auxiliou mais de 30 empresas em suas participações na IFA este ano. Chris Pereira, fundador e CEO da empresa, disse que a percepção global das marcas chinesas está evoluindo rapidamente.

Pessoas visitam área de exposição da Hisense na IFA Berlim 2025, em Berlim, Alemanha, em 5 de setembro de 2025. A IFA Berlim 2025, uma das maiores feiras de eletrônicos de consumo e eletrodomésticos do mundo, foi inaugurada na sexta-feira, destacando temas voltados para o futuro, como tecnologia da informação, inteligência artificial, software e poder computacional, além de soluções sustentáveis ​​para residências, mobilidade e estilo de vida. (Xinhua/Zhang Haofu)

"Antes, as marcas chinesas eram frequentemente associadas a cadeias de suprimentos eficientes e preços mais baixos", disse ele à Xinhua. "Agora, elas estão conquistando cada vez mais o respeito de seus parceiros internacionais, e até mesmo de concorrentes, pela rapidez com que se adaptam às mudanças e impulsionam a inovação".

Pereira disse que muitas empresas não se contentam mais em seguir tendências globais, mas as determinam e definem ativamente, principalmente em áreas como inteligência artificial e vida inteligente.

"Cada vez mais empresas chinesas estão deixando de ser participantes para se tornarem líderes", disse ele. "Elas estão construindo ativamente parcerias internacionais, incentivando a confiança a longo prazo e se integrando mais profundamente ao mercado global".

Pessoas testam dispositivos de jogos na área de exposição da CHANGHONG na IFA Berlim 2025, em Berlim, Alemanha, em 5 de setembro de 2025. A IFA Berlim 2025, uma das maiores feiras de eletrônicos de consumo e eletrodomésticos do mundo, foi inaugurada na sexta-feira, destacando temas voltados para o futuro, como tecnologia da informação, inteligência artificial, software e poder computacional, além de soluções sustentáveis ​​para residências, mobilidade e estilo de vida. (Xinhua/Zhang Haofu)

"Apoiadas por capacidades comprovadas em produtos e tecnologia, elas estão bem posicionadas para enfrentar os desafios globais e prosperar em um cenário cada vez mais competitivo", acrescentou ele.