Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Macron diz que 26 países se comprometem com envio de tropas para um cessar-fogo na Ucrânia

6 de setembro de 20258 min de leitura
Macron diz que 26 países se comprometem com envio de tropas para um cessar-fogo na Ucrânia

O presidente francês, Emmanuel Macron, (direita) e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se encontram com a imprensa no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 3 de setembro de 2025. (Xinhua/Gao Jing)

Paris, 4 set (Xinhua) -- O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou na quinta-feira que 26 países, a maioria europeus, se comprometeram formalmente a enviar tropas como parte de um futuro cessar-fogo russo-ucraniano, embora não diretamente na linha de frente.

Falando ao lado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em uma coletiva de imprensa após a reunião da "Coalizão dos Dispostos", Macron disse que os países contribuiriam para uma "força de segurança" que poderia enviar tropas para a Ucrânia ou fornecer apoio em terra, no mar ou no ar.

Ele acrescentou que, após a cúpula, os participantes se reuniram por telefone com o presidente dos EUA, Donald Trump, e que os Estados Unidos devem finalizar suas contribuições para as garantias de segurança nos próximos dias.

Zelensky elogiou o anúncio como um passo "concreto" e enfatizou que uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, seja bilateral ou trilateral, é "necessária" para o avanço dos esforços de paz.

O anúncio ocorreu após uma reunião virtual da coalizão na quinta-feira, copresidida por Macron e pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. O grupo, que reuniu cerca de 30 países, a maioria europeus, comprometeu-se a fornecer garantias de segurança à Ucrânia.

O presidente francês, Emmanuel Macron (2º à direita), acena com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (3º à direita), no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 3 de setembro de 2025. (Xinhua/Gao Jing)

O presidente francês, Emmanuel Macron (centro, à direita), e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (centro, à esquerda), falam com a imprensa no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 3 de setembro de 2025. (Xinhua/Gao Jing)

O presidente francês, Emmanuel Macron (frente, à esquerda), cumprimenta o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 3 de setembro de 2025. (Xinhua/Gao Jing)

O presidente francês, Emmanuel Macron (frente, à esquerda), conversa com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 3 de setembro de 2025. (Xinhua/Gao Jing)

O presidente francês, Emmanuel Macron (direita), acena com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em sua chegada para participar da reunião da "Coalizão dos Dispostos" no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 4 de setembro de 2025. Macron anunciou na quinta-feira que 26 países, a maioria europeus, se comprometeram formalmente a enviar tropas como parte de um futuro cessar-fogo russo-ucraniano, embora não diretamente na linha de frente. (Xinhua/Gao Jing)

O presidente francês, Emmanuel Macron (2º à direita), acena com a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen (2ª à esquerda), em sua chegada para participar da reunião da "Coalizão dos Dispostos" no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 4 de setembro de 2025. Macron anunciou na quinta-feira que 26 países, a maioria europeus, se comprometeram formalmente a enviar tropas como parte de um futuro cessar-fogo russo-ucraniano, embora não diretamente na linha de frente. (Xinhua/Gao Jing)

O presidente francês, Emmanuel Macron (direita), cumprimenta a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, em sua chegada para participar da reunião da "Coalizão dos Dispostos" no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 4 de setembro de 2025. Macron anunciou na quinta-feira que 26 países, a maioria europeus, se comprometeram formalmente a enviar tropas como parte de um futuro cessar-fogo russo-ucraniano, embora não diretamente na linha de frente. (Xinhua/Gao Jing)

O presidente francês, Emmanuel Macron (direita), acena com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em sua chegada para participar da reunião da "Coalizão dos Dispostos" no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 4 de setembro de 2025. Macron anunciou na quinta-feira que 26 países, a maioria europeus, se comprometeram formalmente a enviar tropas como parte de um futuro cessar-fogo russo-ucraniano, embora não diretamente na linha de frente. (Xinhua/Gao Jing)

O presidente francês, Emmanuel Macron (direita), cumprimenta a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em sua chegada para participar da reunião da "Coalizão dos Dispostos" no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 4 de setembro de 2025. Macron anunciou na quinta-feira que 26 países, a maioria europeus, se comprometeram formalmente a enviar tropas como parte de um futuro cessar-fogo russo-ucraniano, embora não diretamente na linha de frente. (Xinhua/Gao Jing)

O presidente francês, Emmanuel Macron (2º à direita), acena com o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa (2º à esquerda), em sua chegada para participar da reunião da "Coalizão dos Dispostos" no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 4 de setembro de 2025. Macron anunciou na quinta-feira que 26 países, a maioria europeus, se comprometeram formalmente a enviar tropas como parte de um futuro cessar-fogo russo-ucraniano, embora não diretamente na linha de frente. (Xinhua/Gao Jing)

O presidente francês, Emmanuel Macron (2º à esquerda), cumprimenta o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa (esquerda), em sua chegada para participar da reunião da "Coalizão dos Dispostos" no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 4 de setembro de 2025. Macron anunciou na quinta-feira que 26 países, a maioria europeus, se comprometeram formalmente a enviar tropas como parte de um futuro cessar-fogo russo-ucraniano, embora não diretamente na linha de frente. (Xinhua/Gao Jing)

O presidente francês, Emmanuel Macron (direita), cumprimenta o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, em sua chegada para participar da reunião da "’Coalizão dos Dispostos" no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 4 de setembro de 2025. Macron anunciou na quinta-feira que 26 países, a maioria europeus, se comprometeram formalmente a enviar tropas como parte de um futuro cessar-fogo russo-ucraniano, embora não diretamente na linha de frente. (Xinhua/Gao Jing)

O presidente francês, Emmanuel Macron (direita), com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em sua chegada para participar da reunião da "Coalizão dos Dispostos" no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 4 de setembro de 2025. Macron anunciou na quinta-feira que 26 países, a maioria europeus, se comprometeram formalmente a enviar tropas como parte de um futuro cessar-fogo russo-ucraniano, embora não diretamente na linha de frente. (Xinhua/Gao Jing)

O presidente francês Emmanuel Macron (direita) com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (2º à direita), em sua chegada para participar da reunião da "Coalizão dos Dispostos" no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 4 de setembro de 2025. Macron anunciou na quinta-feira que 26 países, a maioria europeus, se comprometeram formalmente a enviar tropas como parte de um futuro cessar-fogo russo-ucraniano, embora não diretamente na linha de frente. (Xinhua/Gao Jing)

O presidente francês, Emmanuel Macron (2º à direita), com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (2º à esquerda), em sua chegada para participar da reunião da "Coalizão dos Dispostos" no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 4 de setembro de 2025. Macron anunciou na quinta-feira que 26 países, a maioria europeus, se comprometeram formalmente a enviar tropas como parte de um futuro cessar-fogo russo-ucraniano, embora não diretamente na linha de frente. (Xinhua/Gao Jing)

O presidente francês, Emmanuel Macron (direita), cumprimenta o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em sua chegada para participar da reunião da "Coalizão dos Dispostos" no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 4 de setembro de 2025. Macron anunciou na quinta-feira que 26 países, a maioria europeus, se comprometeram formalmente a enviar tropas como parte de um futuro cessar-fogo russo-ucraniano, embora não diretamente na linha de frente. (Xinhua/Gao Jing)

O presidente francês, Emmanuel Macron (direita), acena com o presidente finlandês, Alexander Stubb, em sua chegada para participar da reunião da "Coalizão dos Dispostos" no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 4 de setembro de 2025. Macron anunciou na quinta-feira que 26 países, a maioria europeus, se comprometeram formalmente a enviar tropas como parte de um futuro cessar-fogo russo-ucraniano, embora não diretamente na linha de frente. (Xinhua/Gao Jing)

O presidente francês, Emmanuel Macron (direita), cumprimenta o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em sua chegada para participar da reunião da "Coalizão dos Dispostos" no Palácio do Eliseu, em Paris, França, em 4 de setembro de 2025. Macron anunciou na quinta-feira que 26 países, a maioria europeus, se comprometeram formalmente a enviar tropas como parte de um futuro cessar-fogo russo-ucraniano, embora não diretamente na linha de frente. (Xinhua/Gao Jing)