DUBAI, 31 de agosto (Xinhua) -- A Expo China-Estados Árabes, como destacado por especialistas do setor empresarial dos Emirados Árabes Unidos (EAU), é uma plataforma crucial para fortalecer as tradicionais relações comerciais e parcerias de investimento entre os EAU e a China. A sétima edição do evento, encerrada no domingo em Yinchuan, capital da Região Autônoma Hui de Ningxia, no noroeste da China, reuniu mais de 7.600 participantes e mais de 2.200 empresas e instituições de 75 países e regiões.
Sob o tema "Inovação, Desenvolvimento Verde e Prosperidade", a expo sediou feiras de comércio e fóruns focados em oito setores-chave, como investimento, transferência de tecnologia, cooperação em inovação, agricultura moderna, turismo e propriedade intelectual. Ali Al-Amin, chefe da Unidade de Investimentos do Banco Islâmico de Sharjah, destacou à Xinhua a oportunidade genuína que a exposição ofereceu para avançar nas relações econômicas entre o EAU e a China, passando de trocas comerciais tradicionais para parcerias de investimento de alto valor em áreas prioritárias como energia renovável e tecnologia sustentável. "Não estamos participando apenas por representação; estamos comprometidos em desempenhar um papel ativo na criação de novos caminhos de cooperação, especialmente à luz dos desafios enfrentados pelas economias regionais", afirmou Al-Amin.
Mohammad Lootah, presidente e CEO das Câmaras de Dubai, descreveu a exposição como benéfica para o setor privado tanto nos EAU quanto na China. "Estamos explorando maneiras de realizar mais missões comerciais e participar de grandes eventos que ocorrerão na China, e continuaremos a receber delegações de alto nível de diferentes províncias chinesas", declarou Lootah. Ele destacou o crescimento recorde nos investimentos bilaterais entre os EAU e a China, refletindo o crescente interesse das comunidades empresariais de ambos os lados. "Apenas olhando para a adesão da Câmara de Comércio de Dubai, até o final do primeiro semestre deste ano, contávamos com 6.000 empresas chinesas como membros", acrescentou.
Lootah também ressaltou a importância dos setores representados na cidade chinesa de Shenzhen, conhecida por sua inteligência artificial e outras tecnologias, que são cruciais para o futuro do crescimento em Dubai. "Focamos em setores muito importantes para Dubai, como a manufatura avançada, onde a China está dando grandes saltos globalmente, e acreditamos que essa colaboração terá um impacto direto no investimento bilateral", concluiu.
Desde sua primeira edição em 2013, a bienal Expo China-Estados Árabes tornou-se um importante palco para promover a cooperação pragmática entre a China e os estados árabes.