Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Declaração da OCS sobre sistema de comércio multilateral demonstra determinação na defesa da estabilidade do comércio global, diz Ministério

3 de setembro de 20252 min de leitura

Beijing, 2 set (Xinhua) -- O Ministério do Comércio da China informou nesta terça-feira que os líderes dos Estados-membros da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) emitiram sua primeira declaração em apoio ao sistema de comércio multilateral, ressaltando a firme determinação da OCS em salvaguardar a estabilidade da ordem comercial global.

A declaração foi divulgada na segunda-feira, durante a Cúpula de Tianjin da OCS. Classificando-a como "de alto nível", um alto funcionário do Ministério do Comércio destacou que esta é a primeira vez que os líderes da OCS emitem conjuntamente uma declaração em apoio ao sistema de comércio multilateral.

"O documento é oportuno", acrescentou o funcionário. Diante do recente acordo-quadro sobre as chamadas "tarifas recíprocas" por parte de alguns membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), os Estados-membros da OCS reafirmaram princípios centrais da organização, como o tratamento da nação mais favorecida e a não-discriminação, e exortaram todas as partes a respeitar o direito comercial internacional, incluindo as regras da OMC.

"O documento tem foco no desenvolvimento", disse ainda o funcionário, observando que a declaração se compromete a ajudar os membros em desenvolvimento a alcançar a industrialização, estende o apoio aos países menos desenvolvidos para que se integrem de forma mais eficaz ao sistema de comércio multilateral e prevê obter resultados concretos na 14ª conferência ministerial da OMC em 2026.

O funcionário acrescentou ainda que, daqui para frente, a China aprofundará a comunicação e a cooperação com outros Estados-membros da OCS, promoverá ativamente o verdadeiro multilateralismo, orientará a reforma da OMC na direção correta, protegerá os interesses legítimos dos membros em desenvolvimento e contribuirá para a construção de uma economia global aberta.