Beijing, 31 dez (Xinhua) -- As compras de grãos da China totalizaram 415 milhões de toneladas em 2025, permanecendo acima da marca de 400 milhões de toneladas pelo terceiro ano consecutivo, segundo uma conferência nacional de trabalho sobre alimentos e reservas estratégicas, realizada nesta terça-feira.
Os mercados de grãos do país permaneceram geralmente estáveis durante todo o ano, com os preços mostrando uma recuperação gradual, segundo a conferência.
Mais de 90% das compras foram impulsionadas pelo mercado, apoiadas por melhorias no financiamento e na capacidade de armazenamento, e pela participação tanto de empresas estatais quanto privadas.
As compras de grãos constituem uma parte importante das medidas de controle macroeconômico da China, assim como a política de estabelecimento de um preço mínimo de compra de grãos, sendo fundamentais para a salvaguarda da segurança alimentar nacional.
Cerca de 22,5 milhões de toneladas de trigo e arroz foram compradas sob o esquema de preço mínimo de compra de grãos, ajudando a estabilizar as expectativas do mercado.
A produção de grãos da China atingiu um recorde de 714,88 milhões de toneladas em 2025, um aumento anual de 1,2%, segundo o Departamento National de Estatísticas.
Olhando para o período do 15º Plano Quinquenal (2026-2030), a China fortalecerá ainda mais suas compras e as reservas de grãos e manterá os preços em um nível razoável, afirmou Liu Huanxin, chefe da Administração Nacional de Alimentos e Reservas Estratégicas.

