Beijing, 8 dez (Xinhua) -- O Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) realizou em 3 de dezembro, em Beijing, um simpósio com personalidades não pertencentes ao PCCh para solicitar opiniões e sugestões sobre a situação econômica deste ano e o trabalho econômico para 2026.
Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCCh, presidiu o encontro e proferiu um importante discurso.
Xi enfatizou a importância de manter a confiança, aproveitar os pontos fortes da China e enfrentar os desafios, além de trabalhar para sustentar e reforçar o impulso positivo da economia, a fim de iniciar bem a implementação do 15º Plano Quinquenal (2026-2030).
Li Qiang, Cai Qi e Ding Xuexiang, todos membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, participaram do simpósio. Li informou o simpósio sobre o trabalho econômico deste ano e expôs considerações para o trabalho econômico do próximo ano.
No simpósio, representantes dos personalidades não pertencentes ao PCCh apresentaram opiniões e sugestões sobre diversos temas, incluindo a otimização do layout industrial, a ampliação da demanda interna e a abertura de alto padrão, o fortalecimento da saúde e do bem-estar da população e o impulso ao emprego de alta qualidade.
Após ouvir as observações, Xi observou que o Comitê Central do PCCh implementou políticas macroeconômicas mais proativas e eficazes neste ano e que as principais metas de desenvolvimento econômico e social devem ser alcançadas.
À medida que o 14º Plano Quinquenal (2021-2025) se aproxima de uma conclusão bem-sucedida, as forças da China na economia, na ciência e tecnologia e em sua força nacional abrangente foram significativamente reforçadas, disse Xi.
Observando que os personalidades não pertencentes ao PCCh realizaram pesquisas aprofundadas sobre questões fundamentais surgidas no desenvolvimento econômico e social e forneceram importantes referências para a tomada de decisões científicas do Comitê Central do PCCh, Xi expressou agradecimentos em nome do Comitê Central do PCCh.
Xi ressaltou que, para realizar um bom trabalho econômico no próximo ano, é necessário aplicar plena e fielmente a nova filosofia de desenvolvimento em todas as frentes, acelerar a formação de um novo padrão de desenvolvimento, promover o desenvolvimento de alta qualidade, aderir ao princípio geral de buscar o progresso garantindo a estabilidade e coordenar melhor o trabalho econômico interno com os esforços na arena econômica e comercial internacional.
É imperativo coordenar melhor desenvolvimento e segurança, implementar políticas macroeconômicas mais proativas e eficazes, tornar as políticas mais prospectivas, direcionadas e sinérgicas, continuar ampliando a demanda interna e aprimorando a oferta, além de otimizar os recursos incrementais e fazer bom uso dos recursos existentes, disse Xi.
Serão envidados esforços para desenvolver novas forças produtivas de qualidade de acordo com as condições locais, construir um mercado nacional unificado, prevenir e neutralizar riscos em áreas-chave, e estabilizar o emprego, as operações das empresas, os mercados e as expectativas, de modo a tanto melhorar a qualidade do crescimento quanto aumentar adequadamente a produção, observou ele.
Xi expressou a esperança de que os personalidades não pertencentes ao PCCh contribuam ativamente com ideias e esforços para a formulação e a implementação do 15º Plano Quinquenal, reunindo sabedoria e força para promover um crescimento econômico sustentado e sólido.

