Parceria entre Xinhua e Brasil 247

China pede que EUA removam sanções ilegais e unilaterais contra Venezuela

28 de novembro de 20251 min de leitura

Beijing, 28 nov (Xinhua) -- A China pede que os Estados Unidos suspendam as sanções ilegais e unilaterais impostas à Venezuela e envidem mais esforços para promover a paz, a estabilidade e o desenvolvimento na América Latina e na região do Caribe, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, em coletiva de imprensa diária na sexta-feira.

De acordo com relatos, os Estados Unidos designaram formalmente, em 24 de novembro, o Cartel de los Soles como uma organização terrorista estrangeira, impondo sanções ao grupo, que, segundo eles, inclui o presidente venezuelano Nicolás Maduro e outros altos funcionários. O lado venezuelano disse em um comunicado que se opõe a tal medida, chamando-a de mentira ridícula com o objetivo de interferir ilegalmente nos assuntos internos da Venezuela.

"A China sempre se opôs a sanções unilaterais que não têm base no direito internacional e não são autorizadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, e se opõe a forças externas que interferem nos assuntos internos da Venezuela sob qualquer pretexto", disse Mao em resposta a uma pergunta relacionada.