Parceria entre Xinhua e Brasil 247

China intensifica esforços para enfrentar a concorrência desordenada de preços entre empresas

27 de novembro de 20252 min de leitura

Beijing, 27 nov (Xinhua) -- A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), mais alto órgão de planejamento econômico da China, informou nesta quinta-feira que convocou recentemente uma reunião para estudar e formular padrões para identificar os custos associados à concorrência desordenada de preços.

A reunião, organizada pela CNDR em conjunto com departamentos e associações relevantes, destacou que a concorrência desordenada de preços continua sendo um problema destacado em determinados setores.

Segundo a CNDR, algumas empresas ainda não implementaram plenamente as exigências para regular comportamentos de concorrência de preços, e persistem ações que perturbam a ordem de preços no mercado.

A CNDR comprometeu-se a colaborar com as autoridades relevantes para avançar continuamente nos esforços relacionados ao tema, enfrentar a concorrência desordenada de preços entre empresas e manter uma ordem saudável de preços no mercado, a fim de apoiar o desenvolvimento de alta qualidade.

Em 14 de outubro de 2025, o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, presidiu um simpósio sobre a situação econômica, no qual pediu esforços reforçados para estimular a vitalidade do mercado e enfrentar a concorrência desordenada e irracional.

Em 15 de outubro, entrou em vigor uma versão revisada da lei anticoncorrência desleal, que oferece aos reguladores instrumentos jurídicos mais robustos para lidar com a concorrência do tipo "rat race", conceito que tem ganhado força nos últimos anos para descrever concorrências predatórias em que empresas, ao disputar participação de mercado, recorrem a reduções agressivas de preços e acabam presas em um ciclo de retornos decrescentes.