Parceria entre Xinhua e Brasil 247

China impulsionará a economia marinha por meio do planejamento estratégico para baías

17 de dezembro de 20252 min de leitura
Compartilhe

Beijing, 17 dez (Xinhua) -- A China avançará no desenvolvimento de alta qualidade de sua economia marinha ao fortalecer o planejamento integrado de suas principais baías, disse Shen Jun, funcionário do Ministério dos Recursos Naturais, nesta terça-feira.

A costa do país se estende por mais de 18 mil km e é pontilhada por centenas de baías, incluindo a Baía de Bohai, a Baía de Hangzhou e o Golfo de Beibu.

"Essas áreas servem como centros vitais para a atividade econômica costeira, repositórios de rica cultura marítima e espaços de valor ecológico crítico", disse Shen à Xinhua em uma entrevista exclusiva.

Shen observou que, ao promover o desenvolvimento coordenado terra-mar e o planejamento integrado por meio de design de alto nível, a China busca estabelecer um novo modelo de crescimento de alta qualidade na economia marítima.

O setor marítimo tornou-se um pilar significativo da economia nacional. Nos três primeiros trimestres de 2025, o produto marítimo bruto da China totalizou 7,9 trilhões de yuans (US$ 1,12 trilhão), um aumento anual de 5,6%.

Shen afirmou que a China acelerará avanços em tecnologias marinhas essenciais, cultivará indústrias emergentes estratégicas como dessalinização de água do mar e biomedicina marinha, e fortalecerá os esforços de prevenção de desastres marinhos e conservação ecológica.