Parceria entre Xinhua e Brasil 247

China entregará suprimentos de alívio de desastres para Afeganistão atingido pelo terremoto o mais rápido possível, diz porta-voz

9 de setembro de 20252 min de leitura

Beijing, 9 set (Xinhua) -- A China trabalhará com o Afeganistão para superar conjuntamente o momento desafiador e entregar suprimentos de alívio de desastres às áreas atingidas pelo terremoto o mais rápido possível, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China na segunda-feira.

O porta-voz Lin Jian fez as observações em uma coletiva de imprensa regular ao ser questionado sobre a resposta da China depois que um terremoto noturno atingiu o Afeganistão em 31 de agosto.

Lin disse que a China está acompanhando de perto o terremoto. Em 1º de setembro, o presidente chinês Xi Jinping, enquanto presidia a reunião "Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) Plus" em Tianjin, expressou profundas condolências pelas vidas perdidas no terremoto e simpatias àqueles que perderam seus entes queridos e pessoas nas áreas atingidas pelo desastre, e desejou que o governo e o povo afegãos superem esse momento difícil e reconstruam suas casas em breve, de acordo com Lin.

O governo chinês anunciou que fornecerá ao Afeganistão 50 milhões de yuans (cerca de US$ 7,04 milhões) em ajuda humanitária de emergência para alívio do terremoto, incluindo tendas, cobertores, lonas, alimentos e outros suprimentos urgentemente necessários, disse Lin.

Ele acrescentou que o primeiro lote de ajuda chegou a Cabul de avião no domingo e os suprimentos restantes serão entregues nos dias seguintes.

A embaixada chinesa, as instituições chinesas e a Associação dos Chineses no Exterior no Afeganistão arrecadaram e doaram fundos e suprimentos de emergência, disse Lin, acrescentando que a Sociedade da Cruz Vermelha da China também forneceu assistência em dinheiro à Sociedade do Crescente Vermelho afegão.

"O Afeganistão sempre foi um vizinho amigável e parceiro cooperativo estratégico da China", disse Lin. "Acreditamos que, sob a liderança do governo afegão, o povo afegão se unirá e se recuperará e se reconstruirá do desastre em breve."