Beijing, 12 jan (Xinhua) -- O planejador econômico supremo da China divulgou nesta segunda-feira um regulamento experimental com o objetivo de aprimorar a avaliação e a gestão das alocações dos fundos de investimento governamentais.
A medida visa aproveitar melhor esses fundos para servir às estratégias nacionais, promover a modernização industrial e fomentar inovação e empreendedorismo.
Emitido pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), o regulamento destaca o papel das avaliações de alocação na orientação dos fundos de investimento governamentais para se alinharem às políticas industriais nacionais e para apoiarem a construção de um sistema industrial moderno.
Também pede maior coordenação entre os fundos em nível nacional e os fundos dos governos locais para apoiar grandes estratégias nacionais, setores-chave e áreas vulneráveis onde as forças de mercado são insuficientes.
O regulamento estabelece critérios de avaliação que se concentram no desempenho dos fundos em apoiar estratégias nacionais, tais como novas forças produtivas de qualidade, inovação tecnológica e comercialização de resultados de pesquisa, capital paciente e bem-estar público.
Indicadores adicionais avaliam o alinhamento com as estratégias regionais do país, áreas prioritárias de investimento e utilização eficiente da capacidade, bem como a implementação de políticas.
A CNDR afirmou que os resultados finais das avaliações serão comunicados aos governos em nível provincial, aos departamentos relativos, às entidades avaliadas e às instituições financeiras pertinentes. Os resultados serão divulgados por meio de um sistema de registro.

