Beijing, 12 set (Xinhua) -- A China divulgou nesta sexta-feira um plano de ação para promover o desenvolvimento de novas formas de armazenamento de energia entre 2025 e 2027, em meio a esforços para apoiar a transição para energia verde e garantir a estabilidade de sistemas de eletricidade de novos tipos.
O país pretende atingir mais de 180 milhões de quilowatts de capacidade instalada de armazenamento energético de novas formas até 2027, o que deve gerar aproximadamente 250 bilhões de yuans (US$ 35,2 bilhões) em investimentos diretos em projetos, de acordo com o plano divulgado em conjunto pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e pela Administração Nacional de Energia.
O plano delineou 21 medidas-chave, incluindo a ampliação de aplicativos de armazenamento de energia na geração de eletricidade e infraestruturas da rede elétrica, a aceleração da inovação tecnológica e a melhora da padronização. O texto também enfatizou o desenvolvimento de talentos e o aumento da cooperação internacional no setor.
A medida faz parte do esforço mais amplo da China em direção a uma transição energética verde e de baixo carbono, bem como ao desenvolvimento econômico e social de alta qualidade.
O plano se baseia em um crescimento significativo no setor. Até o final de 2024, a capacidade instalada de novas formas de armazenamento de energia no país atingiu 73,76 milhões de quilowatts, segundo dados oficiais.

