Parceria entre Xinhua e Brasil 247

China dá boas-vindas a todos os países com a mesma visão a participarem do Grupo de Amigos para a Governança Global, diz porta-voz

11 de dezembro de 20252 min de leitura
Compartilhe

Beijing, 11 dez (Xinhua) -- O Grupo de Amigos para a Governança Global está aberto a todos os Estados-membros da ONU e dá boas-vindas à participação de todos os países que compartilham a mesma visão, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, na quarta-feira.

Guo fez essas declarações após a Missão Permanente da China na ONU anunciar na terça-feira a inauguração do Grupo de Amigos para a Governança Global na plataforma da ONU.

O presidente chinês, Xi Jinping, apresentou a Iniciativa de Governança Global durante a Cúpula da OCS em Tianjin, traçando o caminho para a reforma do sistema de governança global e proporcionando estabilidade e certeza inestimáveis para o mundo turbulento, disse Guo em uma coletiva de imprensa regular, acrescentando que a iniciativa recebeu amplo reconhecimento e resposta positiva da comunidade internacional.

Guo afirmou que a China iniciou o Grupo de Amigos para a Governança Global para trazer junto as partes para intercâmbios e cooperação mais estreitos sobre grandes questões da governança global e aproveitar a sabedoria coletiva e mobilizar esforços conjuntos para reformar e melhorar a governança global.

Ele ainda destacou que os países participantes reconhecem e apoiam fortemente a Iniciativa de Governança Global, elogiaram o papel de liderança da China na governança global, parabenizaram calorosamente pela inauguração do grupo e expressaram esperanças de que o grupo dê novo impulso para a defesa do multilateralismo e para reformar e melhorar o sistema de governança global.

Guo disse que, após a reunião, os 43 membros fundadores do grupo emitiram uma declaração conjunta, enfatizando que manterão conjuntamente o legado conquistado pela Segunda Guerra Mundial, reforçarão o papel da ONU, enfrentarão os desafios globais e atenderão às aspirações dos povos.

"Governança global é uma questão para todos. Ela diz respeito aos interesses vitais de cada país e convoca a todos a participar, envolver-se na tomada de decisões e compartilhar os frutos", disse Guo, acrescentando que o grupo está aberto a todos os Estados-membros da ONU e acolhe a participação de todos os países que compartilham a mesma visão.

"Também apoiamos o grupo a fortalecer os intercâmbios e a cooperação com vários países, o Secretariado da ONU e organizações internacionais relevantes, construir um sistema de governança global mais justo e equitativo e fazer novas contribuições para a paz e o desenvolvimento mundiais", disse o porta-voz.