Beijing, 5 dez (Xinhua) -- As autoridades meteorológicas da China realizaram ativamente, ao longo do período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), as operações de aumento artificial de chuva e neve, elevando em 167,7 bilhões de toneladas o volume acumulado de precipitação, segundo dados oficiais.
No mesmo período, também foram realizadas ações de prevenção artificial de granizo, que contribuíram para evitar perdas econômicas estimadas em 60,3 bilhões de yuans (US$ 8,5 bilhões), informou a Administração de Meteorologia da China.
As operações de modificação climática da China têm fornecido forte apoio à prevenção e mitigação de desastres, além de favorecer as colheitas agrícolas, afirmou Cai Miao, funcionária da Administração.
Segundo ela, a modificação climática atualmente abrange 68% das principais regiões produtoras de grãos, 63% das principais áreas ecológicas funcionais e 55% dos pomares do país.
As operações também impulsionaram melhorias ecológicas, com departamentos meteorológicos realizando, durante todo o ano, intervenções para aumentar artificialmente chuva e neve em áreas importantes como Sanjiangyuan, região onde nascem os rios Yangtzé, Amarelo e Lancang, contribuindo para a expansão gradual da cobertura vegetal na região.
Para o período do 15º Plano Quinquenal (2026-2030), as autoridades pretendem aprimorar a eficácia das operações de modificação climática, de modo a fortalecer a mitigação de desastres, apoiar a produção agrícola, promover a proteção e a restauração ecológica e reforçar a resposta a emergências de grande escala, disse Ren Zhenhe, outro funcionário da Administração.

