Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Chanceler chinês pede avanço na parceria estratégica China-Lesoto

12 de janeiro de 20263 min de leitura
Compartilhe

Maseru, 11 jan (Xinhua) -- O chanceler chinês, Wang Yi, em visita ao país, disse no sábado que a China está pronta para trabalhar com o Lesoto para promover a unidade e a autossuficiência no Sul Global em direção à modernização compartilhada e para construir uma comunidade com um futuro comum para a humanidade.

A China sempre aderiu ao princípio da igualdade para todos os países, grandes ou pequenos, em sua diplomacia, e a relação China-Lesoto é um bom exemplo nesse sentido, disse Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, ao se reunir com seu homólogo do Lesoto, Lejone Mpotjoana.

A China considera o Lesoto um parceiro estratégico e está disposta a trabalhar com o lado lesotoano para estabelecer um modelo de respeito mútuo, cooperação em pé de igualdade e desenvolvimento compartilhado entre países de diferentes tamanhos, acrescentou ele.

Observando que sua visita marca o 36º ano consecutivo em que os ministros das Relações Exteriores chineses fazem da África o destino de sua primeira visita ao exterior em um novo ano, Wang disse que isso enviou uma mensagem clara de que a China e a África sempre estão juntas para salvaguardar firmemente os direitos e interesses legítimos dos países do Sul Global.

O mundo está passando por mudanças profundas e turbulências crescentes, e o unilateralismo, o hegemonismo e o protecionismo representam sérias ameaças à paz mundial e prejudicam os interesses de todos os países, especialmente os de pequeno e médio porte, afirmou ele.

As quatro principais iniciativas globais propostas pelo presidente chinês, Xi Jinping, visam promover a prosperidade por meio do desenvolvimento, garantir a estabilidade por meio da segurança, construir confiança por meio do diálogo entre civilizações e alcançar a justiça por meio de uma melhor governança global, observou Wang.

A China aprecia a adesão do Lesoto ao princípio de Uma Só China, disse ele, acrescentando que a China, como sempre, apoiará o Lesoto na salvaguarda de sua soberania nacional, segurança e direitos e interesses de desenvolvimento.

Wang disse que os dois lados devem fortalecer ainda mais a confiança mútua estratégica, expandir os intercâmbios interpessoais, aproveitar os benefícios das políticas de tarifa zero da China e aprofundar a cooperação prática em vários campos, a fim de promover consistentemente a parceria estratégica China-Lesoto.

Por sua vez, Mpotjoana disse que o Lesoto considera a China um parceiro estratégico de confiança e expressou sua sincera gratidão pela assistência e apoio de longa data prestados pela China. O lado do Lesoto elogiou os importantes resultados alcançados por meio das 10 ações de parceria para promover conjuntamente a modernização da China e da África, acrescentou ele.

O Lesoto reitera seu firme compromisso com o princípio de Uma Só China, afirma que Taiwan é parte inalienável do território chinês e se opõe veementemente a qualquer forma de "independência de Taiwan", disse Mpotjoana, acrescentando que o Lesoto apoia todos os esforços da China para alcançar a reunificação nacional.

Mpotjoana disse que o Lesoto está disposto a aprofundar a cooperação com a China em todas as áreas e a avançar, em alto nível, na construção de uma comunidade Lesoto-China com um futuro compartilhado.

O lado do Lesoto apoia as quatro principais iniciativas globais propostas pelo presidente Xi e está disposto a trabalhar em estreita colaboração com a China em assuntos internacionais para defender conjuntamente o multilateralismo e salvaguardar a paz e o desenvolvimento mundiais, acrescentou.