Geng Shuang, encarregado de negócios da Missão Permanente da China junto às Nações Unidas, apresenta o projeto de resolução na Assembleia Geral, na sede da ONU em Nova York, em 5 de setembro de 2025. A Assembleia Geral da ONU adotou na sexta-feira uma resolução com amplo apoio sobre a cooperação entre as Nações Unidas e a Organização de Cooperação de Shanghai (OCS). A resolução, apresentada pela China e copatrocinada por quase 40 países, incluindo todos os Estados-membros da OCS, elogia fortemente o papel construtivo da OCS na promoção da paz regional, do desenvolvimento, da confiança mútua e da cooperação. (Xinhua/Xie E)
Nações Unidas, 5 set (Xinhua) -- A Assembleia Geral da ONU adotou na sexta-feira uma resolução com amplo apoio sobre a cooperação entre as Nações Unidas e a Organização de Cooperação de Shanghai (OCS).
A resolução, apresentada pela China e copatrocinada por quase 40 países, incluindo todos os Estados-membros da OCS, elogia o papel construtivo da OCS na promoção da paz regional, do desenvolvimento, da confiança mútua e da cooperação.
A resolução elogia os esforços da OCS em apoiar o trabalho das Nações Unidas e expressa apoio ao fortalecimento do diálogo e da colaboração entre a ONU e a OCS.
Geng Shuang, encarregado de negócios da Missão Permanente da China nas Nações Unidas, apresentou o projeto de resolução na Assembleia Geral. Geng observou que, desde sua fundação, há 24 anos, a OCS continuou crescendo sob a orientação do Espírito de Shanghai e se tornou a maior organização regional do mundo.
O destaque mais significativo da Cúpula da OCS em Tianjin, disse ele, foi a proposta do presidente chinês Xi Jinping para a Iniciativa de Governança Global, que foi calorosamente acolhida e ativamente apoiada por todas as partes, que concordaram que o mundo precisa urgentemente de visões e sistemas de governança mais eficazes, tornando a iniciativa da China mais oportuna e relevante.
Na sessão da Assembleia Geral de sexta-feira, representantes da Rússia, Quirguistão, Bielorrússia, Paquistão, Irã, Camboja, Cuba, Venezuela e Sérvia elogiaram a Cúpula da OCS em Tianjin e o trabalho realizado pela China durante sua presidência rotativa.
Eles enfatizaram que a adoção da resolução pela Assembleia Geral com apoio esmagador reflete o reconhecimento e o apoio da comunidade internacional à OCS. Os representantes acrescentaram que a Iniciativa de Governança Global proposta pelo presidente Xi atende às necessidades da atualidade e desempenhará um papel essencial no enfrentamento dos desafios globais e no aprimoramento da governança global.

Foto tirada em 5 de setembro de 2025 mostra resultado de votação nos telões da Assembleia Geral, na sede da ONU em Nova York. A Assembleia Geral da ONU adotou na sexta-feira uma resolução com amplo apoio sobre a cooperação entre as Nações Unidas e a Organização de Cooperação de Shanghai (OCS).
A resolução, apresentada pela China e copatrocinada por quase 40 países, incluindo todos os Estados-membros da OCS, elogia fortemente o papel construtivo da OCS na promoção da paz regional, do desenvolvimento, da confiança mútua e da cooperação. (Xinhua/Xie E)

Geng Shuang, encarregado de negócios da Missão Permanente da China nas Nações Unidas, apresenta o projeto de resolução na Assembleia Geral, na sede da ONU em Nova York, em 5 de setembro de 2025. A Assembleia Geral da ONU adotou na sexta-feira uma resolução com amplo apoio sobre a cooperação entre as Nações Unidas e a Organização de Cooperação de Shanghai (OCS).
A resolução, apresentada pela China e copatrocinada por quase 40 países, incluindo todos os Estados-membros da OCS, elogia fortemente o papel construtivo da OCS na promoção da paz regional, do desenvolvimento, da confiança mútua e da cooperação. (Xinhua/Xie E)