Beijing, 19 set (Xinhua) -- A Região Autônoma Uigur de Xinjiang da China integrou conscientemente sua estratégia de abertura regional ao plano geral do país de abertura ao oeste, de acordo com um livro branco publicado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado nesta sexta-feira.
Xinjiang pretende construir um canal dourado para o continente eurasiano e uma porta de entrada de abertura ao oeste, disse o livro branco intitulado "Diretrizes do PCCh para Governar Xinjiang na Nova Era: Prática e Conquistas".
Consequentemente, acelerou o desenvolvimento de canais mais amplos de abertura. Xinjiang estabeleceu 19 portos, incluindo o Porto de Kunjirap, o qual permanece aberto durante o ano todo, de acordo com o texto.
Um total de 16.400 trens de carga viajaram por Xinjiang no Expresso Ferroviário China-Europa em 2024, marcando o quinto ano consecutivo em que o número de trens da linha ultrapassou 10 mil, disse.
O número de parceiros econômicos e comerciais de Xinjiang também aumentou significativamente, de um pequeno punhado na década de 1950 para 196 países e regiões em 2012, e para 211 em 2024, de acordo com o documento.
A plataforma de abertura melhorou ainda mais. A Zona-Piloto de Livre Comércio da China (Xinjiang) foi aprovada e criada em outubro de 2023. No ano seguinte, mais de 9 mil empresas se mudaram para a Zona, cujo valor total de importação e exportação representou mais de 30% do total da região, disse.

