Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Xinjiang lidera ranking chinês em tráfego ferroviário transfronteiriço e conectividade com Ásia Central em 2025

17 de janeiro de 20262 min de leitura
Compartilhe

Urumqi, 17 jan (Xinhua) -- Os portos da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, registraram um tráfego robusto em 2025, liderando o país em volume de tráfego ferroviário transfronteiriço, informaram as autoridades locais na sexta-feira.

Xinjiang também consolidou seu papel como uma importante porta de entrada para a Ásia Central. Os voos de passageiros entre a capital regional, Urumqi, e cinco países da Ásia Central -- Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Turcomenistão -- representaram 35,1% do total de voos de passageiros da China para esses países, também liderando o ranking nacional, informaram as autoridades.

Com 19 portos em operação, a região implementou uma série de medidas no ano passado para atender a diversas necessidades operacionais.

No porto de Urumqi, a introdução de zonas dedicadas à carga e protocolos de "via rápida" para voos prioritários impulsionou um aumento de 170,6% no número de voos internacionais de carga em relação ao ano anterior, de acordo com Liu Peng, funcionário da estação geral de inspeção de imigração de Xinjiang.

Os dados mostraram que mais de 58 milhões de viajantes visitaram Xinjiang em 2025 para comércio transfronteiriço, turismo e passeios na área de fronteira.

Por meio da construção de "portos inteligentes" e da abertura institucional contínua, Xinjiang está se integrando à Iniciativa Cinturão e Rota com maior eficiência, servindo como um canal vital que conecta a China à Ásia Central e além, disse Liu.