Beijing, 19 set (Xinhua) -- Foi intensificada a batalha contra a desertificação nas margens do deserto de Taklimakan, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang da China, com o deserto agora totalmente cercado por um cinturão verde de bloqueio de areia que se estende por 3.046 km - o mais longo do mundo, disse um livro branco emitido pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado na sexta-feira.
Xinjiang defende o princípio de que águas lúcidas e montanhas exuberantes são ativos inestimáveis e adota uma abordagem holística e sistemática para a conservação e melhoria de montanhas, rios, florestas, terras agrícolas, lagos, pastagens e desertos, fortalecendo constantemente suas capacidades de salvaguardar a segurança ecoambiental, de acordo com o livro branco intitulado "Diretrizes do PCCh para Governar Xinjiang na Nova Era: Prática e Conquistas".
Programas de arborização em larga escala foram implementados de maneira bem planejada, incluindo o desenvolvimento de redes de cinturões de barreira no noroeste, norte e nordeste da China, com a taxa de cobertura florestal aumentando de 4,24% em 2012 para 5,07% em 2024, observou o texto.
A área de oásis se expandiu 56,6% nas últimas três décadas. A transformação verde acelerada de Xinjiang também pode ser vista nos esforços ativos da região para atingir o pico das emissões de carbono e alcançar a neutralidade de carbono, com as emissões de dióxido de carbono por unidade do PIB continuando a cair, informou o livro.

