Beijing, 2 set (Xinhua) -- A Agência de Notícias Xinhua da China e a agência de notícias russa TASS realizaram conjuntamente uma exposição fotográfica em Beijing nesta terça-feira para marcar o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial.
A exposição apresenta mais de 50 fotografias tiradas por jornalistas de ambas as agências, mostrando as grandes contribuições feitas pela China e pela União Soviética, os principais teatros da Ásia e da Europa, respectivamente, para a vitória na Segunda Guerra Mundial.
Ao inaugurar a exposição, o presidente da Agência de Notícias Xinhua, Fu Hua, disse que a Xinhua está disposta a aprofundar os intercâmbios e a cooperação com a TASS, promover conjuntamente uma perspectiva histórica correta sobre a Segunda Guerra Mundial, falar pela justiça, paz e povo, contar bem as histórias da amizade tradicional China-Rússia e os contos de cooperação bilateral na nova era.
Andrey Kondrashov, diretor-geral da TASS, disse que essas fotografias documentam os sacrifícios significativos feitos por ambos os países na busca da vitória e relembram as pessoas de sua responsabilidade de salvaguardar a paz. Ele acrescentou que manter a resiliência e a solidariedade é particularmente importante em um mundo que enfrenta desafios comuns.
Enfatizando a importância de preservar e apresentar objetivamente a verdadeira história relacionada à vitória na Segunda Guerra Mundial, Stepkina Natalia, ministra-conselheira da Embaixada da Rússia na China, disse que as fotografias da TASS e da Xinhua permitem que gerações de pessoas se lembrem da história e ambos os países devem se opor firmemente a qualquer tentativa de distorcer a história.
A exposição durará até 9 de setembro. Fim