Beijing, 14 out (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se nesta terça-feira com a presidente da Islândia, Halla Tomasdottir, que está em Beijing para a Reunião Global dos Líderes sobre Mulheres.
Xi disse que os resultados frutíferos da relação bilateral entre a China e a Islândia nos últimos 54 anos demonstraram que países com diferentes condições nacionais podem transcender as diferenças nos sistemas sociais e alcançar benefícios mútuos e resultados de ganho mútuo.
Os dois países devem continuar a respeitar e apoiar os caminhos de desenvolvimento um do outro e apoiar firmemente um ao outro em questões relativas a seus respectivos interesses centrais e principais preocupações, observou Xi.
Ele pediu a ambos os lados que aprofundem a cooperação prática em áreas como economia, comércio, energia geotérmica e saúde, enquanto avançam na transição verde e abordam as mudanças climáticas.
Os dois países devem manter estreita comunicação e coordenação, trabalhar juntos para resolver disputas internacionais por meio de diálogos e consultas e promover um sistema de governança global mais justo e equitativo, disse Xi.
Tomasdottir disse que a Islândia valoriza muito as contribuições significativas da China para o avanço da causa das mulheres em todo o mundo e está disposta a fortalecer a comunicação e a cooperação com a China para promover o desenvolvimento integral das mulheres em todo o mundo.
Diante de um mundo turbulento, a China demonstrou liderança na abordagem dos desafios globais, disse Tomasdottir, acrescentando que a Islândia está pronta para trabalhar com a China para enfrentar esses desafios.
Os dois lados emitiram uma declaração conjunta sobre o fortalecimento da cooperação em energia geotérmica e transição verde.
Wang Yi participou da reunião.
