O presidente chinês, Xi Jinping, discursou em um banquete de recepção para dignitários internacionais no Centro de Convenções e Exposições Meijiang, em Tianjin, no norte da China, em 31 de agosto de 2025. O evento marcou o início da Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) de 2025. A informação foi reportada pela agência Xinhua. Acompanhado de sua esposa, Peng Liyuan, Xi destacou a importância crescente da SCO na salvaguarda da paz e estabilidade regionais, além de promover o desenvolvimento em um mundo repleto de incertezas econômicas e políticas.
Durante seu discurso, Xi expressou otimismo em relação ao sucesso da cúpula e ressaltou que os esforços conjuntos dos países-membros são essenciais para que a SCO tenha um papel ainda mais relevante no cenário internacional. "Com esforços concertados de todas as partes, a cúpula será um sucesso completo", afirmou Xi. Ele também destacou a importância da unidade e cooperação entre os países-membros para fortalecer o Sul Global e promover o progresso da civilização humana.
Fundada em 2001, em Xangai, a SCO cresceu de seis membros fundadores para uma grande aliança de 26 nações, incluindo membros, observadores e parceiros de diálogo, abrangendo Ásia, Europa e África. Com China, Rússia e Índia entre seus membros, a SCO representa quase metade da população mundial e um quarto da economia global. A cúpula de Tianjin, a maior já realizada pelo grupo, contará com a aprovação de documentos estratégicos, incluindo o plano de desenvolvimento da organização para a próxima década.
Xi enfatizou que Tianjin, uma cidade aberta e inclusiva, é um exemplo das reformas e abertura da China, e que sediar a cúpula ali trará nova vitalidade ao desenvolvimento sustentável da SCO. Ele mencionou que a organização tornou-se uma força importante na construção de um novo tipo de relações internacionais e uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
A cúpula inclui a 25ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da SCO, bem como a Reunião "SCO Plus", ambas programadas para segunda-feira. Os participantes discutirão planos de cooperação e desenvolvimento e buscarão melhorar a governança global. Xi manifestou esperança de que a SCO, guiada pelo Espírito de Xangai, avance para um futuro ainda mais promissor. Após o jantar, Xi e Peng participaram de uma apresentação artística junto aos convidados, entre os quais se destacaram altos funcionários chineses como Cai Qi, Wang Yi, Chen Min'er e Wang Xiaohong.