O presidente chinês Xi Jinping discursou na segunda-feira, 1º de setembro de 2025, durante a 25ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), realizada na cidade portuária de Tianjin, no norte da China. A agência Xinhua relatou que Xi destacou a missão original da SCO e introduziu novas iniciativas para o desenvolvimento e a colaboração regional.
Em seu discurso, intitulado "Permanecendo Fiel à Missão Fundadora da SCO e Inaugurando um Futuro Melhor", Xi Jinping relembrou os princípios do "Espírito de Xangai", que incluem confiança mútua, benefício mútuo, igualdade, consulta, respeito pela diversidade das civilizações e busca pelo desenvolvimento comum. Desde sua fundação há 24 anos, o SCO tem promovido esses valores, resultando em conquistas históricas em desenvolvimento e cooperação regional.
Xi enfatizou que a SCO foi pioneira em várias frentes, como a criação de um mecanismo de confiança militar nas áreas fronteiriças, promovendo a amizade e cooperação entre os Estados membros. Ele destacou as ações conjuntas contra o terrorismo, separatismo e extremismo, além de reforçar a cooperação em segurança e aplicação da lei, o que contribuiu para manter a paz na região. Segundo Xi, a cooperação econômica também é um pilar significativo, com a implementação do Cinturão e Rota, que já gerou mais de US$ 2,3 trilhões em comércio entre os países membros.
O presidente chinês sublinhou a importância da abertura e inclusão, afirmando que a diversidade cultural da Ásia e Europa deve ser uma força motriz para o progresso humano. Xi conclamou os Estados membros a fortalecerem as trocas culturais e econômicas, promovendo um jardim de civilizações próspero e harmonioso.
Ainda sobre as contribuições chinesas, Xi Jinping anunciou planos para implementar 100 projetos de bem-estar nos países membros necessitados, além de oferecer bolsas de estudo e programas de treinamento inovadores. Ele reiterou o compromisso da China de investir mais em cooperação econômica e segurança, propondo a criação de um banco de desenvolvimento da SCO para fortalecer as bases da colaboração entre os membros.
Finalizando seu discurso, Xi Jinping compartilhou uma sabedoria chinesa: "Onde a vontade prevalece, nenhuma barreira se mantém". Ele convocou os países membros a permanecerem fiéis à missão fundadora da SCO e a trabalharem juntos para um futuro mais brilhante para toda a humanidade.