Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Xi e líder cubano trocam felicitações pelo 65º aniversário das relações diplomáticas

28 de setembro de 20253 min de leitura

Beijing, 28 set (Xinhua) -- Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente chinês, e Miguel Díaz-Canel, primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente cubano, trocaram felicitações neste domingo pelo 65º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países.

Xi destacou que, há 65 anos, Cuba assumiu a liderança entre os países do Hemisfério Ocidental ao estabelecer relações diplomáticas com a Nova China, abrindo um novo capítulo nas relações entre os dois países.

Nos últimos 65 anos, as relações entre a China e Cuba continuaram a se aprofundar, tornando-se um modelo de solidariedade e cooperação entre países socialistas, bem como um modelo de assistência mútua sincera entre países em desenvolvimento, disse Xi.

Xi observou que, nos últimos anos, os dois líderes mantiveram uma comunicação estreita e conduziram as relações entre os dois partidos e os dois países a novos patamares. Xi também lembrou que, há pouco tempo, Díaz-Canel veio à China para participar das comemorações do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial. Eles se encontraram novamente e chegaram a um importante consenso sobre a construção de uma comunidade China-Cuba mais próxima com um futuro compartilhado, disse Xi.

O presidente chinês enfatizou que atribui grande importância ao desenvolvimento das relações entre a China e Cuba e está pronto para trabalhar com Díaz-Canel para tomar o 65º aniversário das relações diplomáticas como um novo ponto de partida para levar adiante a amizade tradicional, aprofundar a confiança política mútua de alto nível, avançar sistematicamente a cooperação para o desenvolvimento, fortalecer a coordenação estratégica em todas as áreas, salvaguardar conjuntamente a justiça e a equidade internacionais e alcançar continuamente novos resultados na construção de uma comunidade China-Cuba com um futuro compartilhado.

Uma mensagem conjunta de felicitações de Díaz-Canel e do general Raúl Castro, líder da Revolução Cubana, observou que, por mais de 60 anos, as relações entre Cuba e a China resistiram ao teste do tempo e continuaram a crescer, com os dois lados desfrutando de profunda confiança política mútua, intercâmbios estreitos sobre o desenvolvimento socialista e uma irmandade tradicional e cooperação amigável continuamente fortalecidas.

Cuba adere firmemente ao princípio de Uma Só China, se opõe à interferência externa nos assuntos internos da China e continua comprometida em promover a construção de uma comunidade Cuba-China com um futuro compartilhado e se opor ao hegemonismo, disse a mensagem.

No mesmo dia, o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e o primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero Cruz, também trocaram mensagens de felicitações. Li disse que está pronto para manter uma comunicação estreita com Marrero e aproveitar o 65º aniversário das relações diplomáticas como uma oportunidade para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, traduzindo continuamente a confiança política mútua de alto nível em resultados tangíveis de cooperação e enriquecendo constantemente o conteúdo da comunidade China-Cuba com um futuro compartilhado.

Por sua vez, Marrero disse que está pronto para trabalhar com Li para implementar efetivamente o consenso alcançado pelos líderes dos dois países e aprofundar a cooperação bilateral em várias áreas de interesse mútuo.