Beijing, 31 dez (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou nesta quarta-feira que a China cumpriu as metas do seu 14º Plano Quinquenal para o desenvolvimento econômico e social, e fez avanços sólidos na nova jornada da modernização chinesa.
Como o ano de 2025 marca a conclusão do Plano, a força econômica, as habilidades científicas e tecnológicas, as capacidades de defesa e a força nacional composta da China alcançaram novos patamares, disse Xi em sua mensagem de Ano Novo de 2026.
Descrevendo o ano de 2025 como um ano repleto de memórias indeléveis, Xi indicou que o país comemorou o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial, e estabeleceu o Dia da Restauração de Taiwan.
Esses esforços estão reunindo uma força poderosa para a grande revitalização da nossa nação, acrescentou ele.
Xi destacou que a China buscou energizar o desenvolvimento de alta qualidade por meio da inovação, transformando-se em uma das economias com mais rápido crescimento em termos de capacidades de inovação.
O povo chinês se empenhou em cultivar seu lar espiritual com o desenvolvimento cultural, pois havia um crescente interesse público em relíquias culturais, museus e patrimônio cultural imaterial, observou ele.
A cultura chinesa está brilhando com ainda mais esplendor, acrescentou Xi.
O presidente disse que o povo chinês se uniu para construir uma vida melhor e desfrutou-a em conjunto.
"Nenhuma questão do povo é insignificante; nos preocupamos com cada folha e cuidamos de cada galho no jardim do bem-estar das pessoas", afirmou.
Quando o alegre zumbido da vida cotidiana preencher todos os lares, a grande família de nossa nação se fortalecerá cada vez mais, acrescentou ele.



