Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Xi afirma que China oferece uma ampla plataforma de inovação para comunidade empresarial global

31 de outubro de 20255 min de leitura

Gyeongju, República da Coreia, 31 out (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou nesta sexta-feira que a China pode oferecer uma ampla plataforma de inovação para a comunidade empresarial global.

Xi fez essas declarações em um discurso escrito intitulado "Colocar a Ásia-Pacífico na Vanguarda do Esforço Conjunto para o Desenvolvimento e a Prosperidade Mundial", que foi proferido na Cúpula de CEOs da APEC na cidade sul-coreana de Gyeongju.

Xi disse que o cenário internacional está repleto de mudanças e turbulências, e que o mundo chegou a uma nova encruzilhada. "O que escolhermos afetará profundamente o futuro do mundo. Devemos ter visão, assumir nossa responsabilidade e escolher o que atende às expectativas das pessoas na Ásia-Pacífico e resiste ao teste da história", disse ele.

"A história atesta que a humanidade compartilha um destino comum. Enquanto o hegemonismo causa apenas guerra e desastre, a equidade e a justiça garantem a paz e o desenvolvimento globais. Enquanto o confronto e a divisão só levam ao afastamento e à turbulência, a cooperação de ganho mútuo é o caminho certo a seguir. Enquanto unilateralismo só levará à divisão e à regressão, o multilateralismo é a escolha inevitável para enfrentar os desafios globais", disse Xi.

"A China tem sempre sido defensora da ordem internacional atual e praticante do verdadeiro multilateralismo. A China apresentou sucessivamente a Iniciativa Cinturão e Rota, bem como a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global, a Iniciativa de Civilização Global e a Iniciativa de Governança Global. Essas são as soluções da China para as questões mais importantes em todo o mundo, com base na sabedoria chinesa", disse ele.

"No próximo ano, a China sediará a APEC pela terceira vez. Trabalharemos juntos para construir uma comunidade Ásia-Pacífico, a fim de impulsionar ainda mais a paz e o desenvolvimento na Ásia-Pacífico e no mundo em geral", disse Xi.

"Fundada em resposta à tendência da globalização econômica, a APEC tem como objetivo e propósito promover a liberalização e a facilitação do comércio e dos investimentos, além de apoiar o crescimento e a prosperidade econômicos", disse ele.

Xi exortou a APEC a renovar seu compromisso com a missão fundadora e a fazer contribuições notáveis para o mundo por meio de uma cooperação mais vibrante e resiliente na Ásia-Pacífico.

"Primeiro, devemos assumir a liderança na salvaguarda da paz e da estabilidade. Devemos sempre garantir o direito igualitário de todos os países de participar dos assuntos internacionais, independentemente de seu tamanho, força ou riqueza. Devemos abraçar a visão de segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável, e resolver diferenças e disputas por meio do diálogo e da consulta", observou.

"Em segundo lugar, devemos assumir a liderança no aumento da abertura e da conectividade. Devemos salvaguardar firmemente o sistema comercial multilateral centrado na OMC e baseado em regras, fortalecer a solidariedade e a colaboração, manter as cadeias industriais e de suprimentos globais estáveis e sem obstáculos, promover a integração econômica regional, impulsionar a Área de Livre Comércio da Ásia-Pacífico e desempenhar o papel da Ásia-Pacífico no crescimento econômico global", disse Xi.

"Em terceiro lugar, devemos assumir a liderança na promoção da cooperação mutuamente benéfica. Devemos permanecer fiéis à visão de harmonia sem uniformidade, aproveitar plenamente a diversidade das economias da Ásia-Pacífico, aproveitar os pontos fortes uns dos outros e, juntos, tornar a cooperação da Ásia-Pacífico ainda maior. Devemos promover um ambiente de cooperação para alcançar o sucesso e o desenvolvimento de todas as economias", continuou ele.

"Em quarto lugar, devemos assumir a liderança na busca de benefícios para todos e inclusão. Devemos colocar as pessoas em primeiro lugar e implementar plenamente a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Devemos intensificar o apoio às economias em desenvolvimento. Devemos reduzir as disparidades de desenvolvimento, aumentar o bem-estar das pessoas e proporcionar prosperidade a todos os povos da Ásia-Pacífico", afirmou.

"A China tem sido um importante motor do crescimento econômico mundial há muitos anos. O 14º Plano Quinquenal da China termina este ano. Nos últimos cinco anos, a economia chinesa registrou uma taxa de crescimento anual média de cerca de 5,5%, contribuindo com cerca de 30% do crescimento global", enfatizou.

"A China é o único país em desenvolvimento que sedia uma exposição internacional de importação em nível nacional e abre continuamente seu mercado para o mundo. O mercado chinês é enorme e promissor. A China pode oferecer à comunidade empresarial global mais oportunidades de desenvolvimento", disse Xi.

"A China ajuda empresas de diferentes tipos de propriedade a crescer e prosperar por meio da concorrência leal. Restam apenas 29 itens na lista negativa da China para investimentos estrangeiros e nenhum item no setor manufatureiro. Também continuaremos a abrir o setor de serviços. A China é universalmente reconhecida como um dos países mais seguros do mundo. A China pode oferecer um bom ambiente de negócios para a comunidade empresarial global", disse ele.

"Estamos desenvolvendo vigorosamente indústrias do futuro, fortalecendo indústrias emergentes e modernizando indústrias tradicionais. A China está se tornando mais verde, digital e inteligente em um ritmo acelerado. A inovação está impulsionando a economia de forma constante", afirmou Xi.

"A China está avançando de forma coordenada na descarbonização, mitigação da poluição, expansão da transição verde e promoção do crescimento. O país possui o maior sistema de energia renovável e a maior e mais completa cadeia industrial de nova energia do mundo. A China pode proporcionar condições propícias ao crescimento verde para a comunidade empresarial global", disse ele.

"A China é um destino ideal, seguro e promissor para os investidores globais. Fazer parceria com a China significa abraçar oportunidades, acreditar na China significa acreditar no amanhã, e investir na China significa investir no futuro", disse o presidente.

"As comunidades empresariais da Ásia-Pacífico são precursoras de nossos tempos, pioneiras da mudança e criadoras de tendências no mundo. Espero que vocês levem adiante o espírito empreendedor, continuem sendo pioneiros, tenham a mente aberta, sejam inovadores e resilientes, trabalhem juntos para promover o crescimento e a prosperidade da Ásia-Pacífico e formem uma força poderosa para inaugurar um grande futuro para a Ásia-Pacífico e o mundo", disse Xi.